Renato Gaúcho aceita e Grêmio tenta aplicar chapéu no Galo por jogador da Inglaterra

O Grêmio já começou seu planejamento para 2024. Enquanto o técnico Renato Portaluppi concentra seus esforços na reta final do Campeonato Brasileiro, visando uma vaga direta na próxima edição da Copa Libertadores e ainda mantendo vivas as esperanças de conquistar o título, a diretoria está trabalhando nos bastidores para reforçar o elenco.

A principal prioridade para a próxima temporada é encontrar um novo centroavante para substituir Luis Suárez, que deve se transferir para o Inter Miami. De acordo com informações de Ricardo Alencar, jornalista que cobre o dia a dia do Atlético-MG, o Grêmio está interessado em um jogador da Premier League que também desperta o interesse do clube mineiro: Rodrigo Muniz, do Fulham na Inglaterra.

O Grêmio já havia demonstrado interesse pelo jogador durante a última janela de transferências. Rodrigo Muniz, formado nas categorias de base do Flamengo, está aberto a um retorno ao Brasil e foi solicitado por Renato à diretoria gremista.

Segundo Ricardo Alencar, a tendência é que o Atlético-MG faça uma nova oferta ao Fulham ao final da temporada na tentativa de contratar o jogador, que atualmente tem 22 anos. Nesta temporada, ele participou de cinco partidas, sendo titular em apenas uma delas, sem marcar gols.

É verdade que o Grêmio vai jogar o Mundial de Clubes se o Boca ganhar a Libertadores?

De acordo com informações do jornalista César Cidades Dias, o Grêmio tem uma chance significativa de se qualificar para o Mundial de Clubes de 2025, que marcará a estreia do novo formato da competição. A FIFA disponibilizará seis vagas para a Conmebol no novo torneio, das quais quatro serão destinadas aos campeões das edições da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024.

No entanto, há considerações adicionais a serem feitas. Caso um mesmo clube vença duas ou mais vezes a principal competição continental de uma Confederação no período de 2021 a 2024, um ranking de clubes, baseado em critérios esportivos, será utilizado para determinar as vagas.

A lista de vagas será limitada a dois times por país, com exceção se mais de dois clubes do mesmo país vencerem a principal competição continental de suas respectivas Confederações no período 2021-2024. Consultas ainda serão realizadas com as Confederações para definir os critérios para o cálculo do ranking de clubes, que será estruturado exclusivamente com base em méritos esportivos.

É importante destacar que o ranking considerará o período de 2021 a 2024, e o desempenho do Grêmio nos torneios da Conmebol não foi destacado. A única chance de qualificação para o Mundial de 2025 é conquistar a Libertadores de 2024, uma vez que Palmeiras e Flamengo já estão garantidos, e o Brasil não terá direito a vagas com base no ranking.