Nesta semana, o Vasco da Gama foi informado que o lateral-esquerdo Lucas Piton está na lista de pré-convocados da Itália para a próxima Data Fifa, que acontecerá em junho. Piton possui dupla nacionalidade e tirou passaporte italiano há cerca de dois anos; por isso, está apto a defender a Azurra. Relembre outros atletas que nasceram no Brasil e acabaram optando por defender a seleção italiana:
Filó Guarisi
O atacante foi o primeiro brasileiro a defender a camisa Azzurra, sendo campeão do Mundo em 1934, o que o torna também o primeiro campeão da Copa do Mundo.
Nininho Fantoni
Famoso por sua passagem pelo Palestra Itália, o meia fez uma única partida pela Azzurra, nas eliminatórias para o Mundial de 1934, onde a Itália venceu e se classificou para a disputa do torneio em casa.
Dino da Costa
O meia atacante defendeu a seleção da Itália apenas uma vez na vida, em uma partida de eliminatórias diante da Irlanda do Norte, em 1958.
Altafini Mazzola
Ídolo do Palmeiras, o atacante foi campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 1958, mas depois de se transferir para o futebol italiano, optou por defender a Azurra, sendo convocado para a Copa de 1962.
Angelo Sormani
O atacante defendeu grandes clubes na Itália, como Roma, Sampdoria, Milan, Napoli e Fiorentina, e defendeu a seleção Azzurra no Mundial de 1952 ao lado de Mazzola.
Amauri
Depois de fazer muito sucesso com a camisa da Juventus, o atacante conquistou sua cidadania italiana às vésperas da Copa de 2010, o que dificultou sua convocação para aquela edição do torneio. No entanto, foi convocado para um amistoso diante da Costa do Marfim depois do Mundial. Esta foi a sua única convocação pela seleção europeia.
Thiago Motta
O volante foi um dos brasileiros que mais conseguiram ter regularidade na seleção italiana. Com passagens por Barcelona, Inter de Milão e Paris Saint-Germain, o volante fez 30 jogos pela Itália, disputou uma Copa do Mundo (2014) e duas Eurocopas (2012 e 2016).
Éder
Apesar de não ter deixado saudade no futebol brasileiro, o atacante já chegou a ser considerado como uma “solução” do ataque italiano na Eurocopa de 2016.
Jorginho
O meia foi um dos destaques do título italiano da Eurocopa de 2020 (disputada em 2021), e já acumula 47 jogos pela Azzurra.
Emerson Palmieri
O lateral-esquerdo conquistou a Eurocopa de 2020 ao lado de Jorginho, substituindo um atleta que era considerado um dos principais do plantel italiano: Spinazzola.
Rafael Tolói
Famoso por sua passagem pelo São Paulo, o zagueiro construiu uma bela carreira com a camisa do Atalanta e acabou sendo chamado para defender as cores da Itália. Foi outro brasileiro que fez parte do elenco campeão da Euro 2020.
João Pedro
Pouco conhecido no Brasil, João Pedro se tornou um dos grandes ídolos da história do Cagliari e foi convocado na reta final da Eliminatórias europeias para a última Copa do Mundo.
Luiz Felipe
O zagueiro brasileiro fez a maior parte de sua carreira na Europa, e possui apenas uma partida pela seleção italiana: uma derrota por 5 a 2 diante da Alemanha pela Liga das Nações da UEFA de 2022.