Você provavelmente não se lembra desse momento inusitado do futebol brasileiro e mundial. Em 1992, o Fluminense de Feira de Santana, na Bahia, recebeu no Estádio Alberto Oliveira o poderosos Parma, da Itália, que na época tinha o goleiro da Seleção Brasileira Taffarel em seu elenco.
O Fluminense de Feira é um dos principais times da Bahia, o único do interior a vencer dois títulos, além de ter chegado a ser vice-campeão da Copa do Nordeste. O tradicional clube feirense já encarou grandes partidas, chegando a disputar Campeonato Brasileiro da Série A. Mas por muito tempo as coisas não foram fáceis para o time de Feira de Santana, e como muitos outros do interior, passou diversas épocas difíceis.
Ano de Prata do Fluminense de Feira
Mas lembraremos de um ano histórico para o time de Feira de Santana, 1992, o ano que o time foi segundo colocado no Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C, perdendo para o Tuna Luso na final, pois o time paraense tinha a vantagem de dois resultados iguais. Naquela oportunidade, o Fluminense de Feira venceu o primeiro jogo por 2 a 0, mas foi derrotado pelo Tuna Luso na volta, no apagar das luzes.
Mas a curiosa partida amistosa aconteceu antes daquela final. Na preparação para a final da Série C, o time feirense recebeu o Parma, time que na época tinha a presença de Taffarel, goleiro do tetra brasileiro e do colombiano Asprilla.
Mas porquê aquela partida aconteceu?
O Parma na época era um dos principais times italianos, tanto que nessa década conseguiu dos títulos da Copa UEFA (94-95 98-99), além de ter vencido a Copa Itália no ano que enfrentou o Fluminense de Feira no Joia da Princesa, a união das equipes se deu pois a Parmalat, empresa de produtos alimentícios, patrocinava ambas equipes.
Naquele ano, o Parma também enfrentou o Palmeiras no Palestra Itália. Mais tarde a Parmalat patrocinou outro time feirense, o Palmeiras Nordeste que foi venceu a primeira fase do Campeonato Baiano de 2002, e hoje não existe mais. Durante o jogo entre Parma e Fluminense de Feira no Joia da Princesa, sacos de leite foram distribuídos pela torcida feirense.
Como foi a partida?
O Joia da Princesa estava abarrotado com mais de 20 mil torcedores para assistir a partida. Com gol de Asprilla, o Parma saiu na frente do Fluminense de Feira e colocou 2 a 0 no placar. Mas o Touro do Sertão empatou com gols de Acácio e Antonioni (contra). No finalzinho da partida, Asprilla novamente fez, dando números finais a partida. 3 a 2 para o Parma.
A partida é considerada uma das maiores do time de Feira de Santana, que há muito tempo não consegue obter sucesso com o futebol, chegando a ter que jogar a Série B do Baianão. O Parma também não vem de boas temporadas, chegando a decretar a falência duas vezes, no entanto terá esse jogo marcado na sua história.