Relembre o dia que a Itália venceu o Fluminense em amistoso com oito gols

Você se lembra? Durante os treinamentos para a Copa do Mundo 2014, que foi disputada no Brasil, a seleção da Itália encerrou os amistosos preparatórios para aquele mundial disputando um amistoso contra o Fluminense, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Vinda de uma sequência de sete partidas sem superar seus adversários, a equipe de Cesare Prandelli conseguiu bater o Fluminense por 5 a 3na ocasião.

Com estrelas como Pirlo, Balotelli e Buffon iniciando no banco e um time italiano quase 100% reserva em campo, o primeiro tempo terminou em empate em 2 a 2. A Squadra Azzurra “explodiu” no início da etapa final, com três gols em um intervalo de apenas 11 minutos.

Os atacantes Immobile, três vezes, e Insigne, duas vezes, foram os artilheiros e grandes destaques italianos na noite. A dupla já havia atuado junta no Pescara, então na Série B, em 2011/2012. Chiquinho, Carlinhos e Matheus Carvalho, por sua vez, marcaram os gols tricolores, em partida que contou com público de mais de 17 mil torcedores.

O amistoso entre Fluminense e a seleção da Itália

Dentro de campo, o jogo acompanhou o ritmo leve da festa nas arquibancadas, com pouca marcação e muitos espaços. Logo nos primeiros minutos, Thiago Motta encontrou Insigne livre, mas a arbitragem assinalou impedimento. Pouco depois, o exaltado Diguinho chutou para boa defesa de Perin, e delírio da torcida tricolor.

Não houve impedimento na marca de 23 minutos, quando Aquilani encontrou Immobile completamente livre entre a marcação de Gustavo Scarpa e Bruno. O artilheiro da edição 2013 da Série A italiana chegou cara a cara com o goleiro Felipe Garcia, não foi “fominha” e tocou para Insigne, livre, empurrar a bola para a rede e fazer 1 a 0 para a Itália.

A torcida não se intimidou com o gol, nem o time do Fluminense. Dois minutos depois, Gustavo Scarpa, que recebia oportunidade como titular no lugar de Rafael Sóbis, fez boa jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para Chiquinho, que completou na esquerda: 1 a 1.

A “porteira” estava aberta. E a dupla Insigne-Immobile estava endiabrada. O primeiro cobrou falta pela esquerda e encontrou a cabeça do novo reforço do Borussia Dortmund, que fez 2 a 1 para a Itália. O Flu tornou a responder com Carlinhos, que tabelou com Walter pela esquerda e contou com colaboração mais que generosa do goleiro Perin para deixar o marcador empatado antes do intervalo. Ainda houve tempo para um lindo “chapéu” de Jean sobre Insigne, aos 40, que deixou a torcida bem satisfeita.

O segundo tempo voltou com mais gols. Para tristeza do público tricolor, no entanto, a divisão não foi tão equilibrada quanto fora na etapa inicial. Outra coisa que não mudou foram os protagonistas da noite.

Logo aos 8 minutos, Cerci aproveitou erro de saída de bola de Felipe Garcia para servir Immobile, que fez 3 a 2. Dois minutos depois, Thiago Motta carregou pelo meio, encontrou novo buraco no lado direito da defesa do Flu, entre Gum e Bruno, e Immobile marcou o quarto. Mais alguns instantes reservaram mais um gol, desta vez em erro bisonho de Chiquinho, que deixou Insigne na cara do gol. Em 11 minutos, a Itália transformara um empate equilibrado em goleada.

Era a hora de Cesare Prandelli promover mudanças “por atacado”. Como se tratava de um amistoso entre clube e seleção, que não conta para o ranking da Fifa, nada menos que nove jogadores novos entraram em campo, incluindo os festejadíssimos Pirlo e Balotelli.

As entradas das estrelas, no entanto, fizeram bem para o Fluminense, que marcou com Matheus Carvalho para animar um pouco mais uma torcida que, compreensivelmente, “morrera” após a “chuva de gols” italiana no início do segundo tempo.

Com o placar já quase definido, ainda que não em goleada, os 30 minutos finais foram os mais “mornos” do jogo, marcados, sobretudo, por tentativas de ataque do Flu sobre a Itália e pouquíssima emplogação da arquibancada. Ainda sobraram gritos de “olé” a favor da Itália, contrastando com o “olé” tricolor do primeiro tempo. Ficou nisso: 5 a 3, em um belo espetáculo em Volta Redonda.

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 5 X 3 FLUMINENSE

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 8 de junho de 2014, domingo
Horário: 17h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Dilbert Moisés e Lillian Bruno
Cartão amarelo: Walter (Fluminense)

Gols: ITÁLIA: Insigne, aos 23 minutos do primeiro tempo e aos nove minutos do segundo tempo; Immobile, aos 30 minutos do primeiro tempo e aos 7 e aos 8 do segundo tempo; FLUMINENSE: Chiquinho, aos 24, e Carlinhos, aos 37 minutos do primeiro tempo; Matheus Carvalho, aos 18 minutos do segundo tempo

ITÁLIA: Perin (Mirante); Abate (De Sciglio), Ranocchia (Barzagli), Paletta (Bonucci) e Darmian; Thiago Motta (De Rosssi), Aquilani (Marchisio) e Parolo (Candreva); Insigne (Cassano), Imobbile (Balotelli) e Cerci (Pirlo)
Técnico: Cesare Prandelli

FLUMINENSE: Felipe; Bruno, Gum (Wellington Carvalho), Fabrício e Carlinhos; Diguinho, Jean, Chiquinho (Biro Biro), Conca e Gustavo Scarpa (Matheus Carvalho); Walter
Técnico: Cristóvão Borges