Trocas de jogadores não é algo comum no mundo da bola. No entanto, não chega a ser uma surpresa quando isso acontece, uma vez que é uma estratégia dos clubes para evitar pagar altas quantias por atletas, como também se livrar de outros que não estão em seus planos.
Hoje, vamos relembrar grandes negociações do mundo da bola que envolveram troca de jogadores. Algumas foram boas para ambos os lados e em outras alguém saiu muito prejudicado; confira!
Grandes trocas de jogadores entre clubes
Barcos – Grêmio
Em 2013, o Tricolor Gaúcho trocou com o Palmeiras, que foi rebaixado à Série B daquele ano, cinco jogadores pelo atacante Hernán Barcos. Rondinelly, Vilson, Léo Gago, Leandro e Marcelo Moreno, sendo que o boliviano sequer chegou a jogar no Verdão e acertou com o Flamengo naquele ano.
Alexandre Pato – São Paulo
Em 2014, para contratar o jogador por empréstimo, o Tricolor Paulista acertou junto ao Corinthians a ida do meia Jadson para o Timão em definitivo. O meia teve uma grande passagem pelo clube do Parque São Jorge e Pato não brilhou com a camisa do time do Morumbi.
Marinho – Santos
Em 2019, a ida do atacante Marinho para o Peixe foi resultado da chegada do zagueiro David Braz ao Grêmio, que apesar de ter faturado quase R$ 7 milhões, não obteve grandes resultados com o atleta.
Elano – Grêmio
Outra troca de jogadores envolvendo Grêmio e Santos. Desta vez, em 2012, os clubes acertaram a ida do meia Elano, destaque da Copa do Mundo de 2010, para Tricolor e do atacante Miralles para o time da Vila Belmiro.
Vampeta – Flamengo
Em 2001, o Fla ofereceu o atacantes Adriano e Reinaldo e mais dinheiro em troca do meia Vampeta, que pertencia a Inter de Milão e estava emprestado ao PSG. O resto da história todos já sabem.
Fernando Torres – Liverpool
Partimos agora para o futebol Europeu. Em 2007, o Liverpool acertou a contratação do atacante Fernando Torres. Em troca, mandou Luís Garcia e mais 34 milhões de euros para o Atlético de Madrid.
Ibrahimovic – Barcelona
Em 2009, o Barcelona contratou o sueco Zlatan Ibrahimovic e em troca deu Samuel Eto’o e mais 50 milhões de euros para a Inter de Milão.
Deco – Barcelona
A chegada do Luso-brasileiro ao Barça, em 2004, foi através de uma grande troca de jogadores. Na ocasião, o time catalão trocou Quaresma e mais 15 milhões de euros pelo ex-jogador do Porto.
Ashley Cole – Chelsea
Em 2006, a dupla londrina trocou os laterais Ashley Cole, que foi para o Chelsea por William Gallas e mais 7,4 milhões de euros para o Arsenal.
Cannavaro – Juventus
O único zagueiro escolhido como melhor do mundo, Fabio Cannavaro acertou com a Juve em troca do goleiro Carini que foi para a Inter de Milão. Tudo isso, em 2004.
Vieri – Inter de Milão
O volante Diego Simeone, hoje técnico do Atlético de Madrid, e mais 40 milhões de euros foi o que a Internazionale deu em troca do atacante Christian Vieri, em 1999.
Alexis Sánchez – Manchester United
Fechando a lista de grandes trocas de jogadores, um caso mais recente: Em 2018, o United acertou a chegada do chileno Alexis Sánchez e em troca deu o meia Henrikh Mkhitaryan para o Arsenal.