Ídolo do Palmeiras, Jorge Valdívia acumula várias polêmicas dentro e fora de campo. Aposentado desde 2022, o chileno justificou sua retirada dos gramados pelo cansaço da profissão e perspectiva de atuar em outras funções. Hoje, o ex-jogador do Verdão é comentarista de TV e rádio do Chile, e ficou três dias internado em um hospital psiquiátrico com quadro de síndrome de pânico.
Como jogador de futebol, Valdívia tem um currículo vasto, como a conquista da Copa América, em 2015, com a seleção chilena, e duas Copas do Mundo disputadas. Revelado pelo Colo-Colo, o ex-meia acumula duas passagens pelo Palmeiras, e vestiu também as camisas de Al Ain-EAU, Al Wahda-EAU, Morelia-MEX, Mazatlán-MEX e Unión La Calera-CHI. O seu adeus aos gramados como jogador profissional ocorreu defendendo o Necaxa, do México.
“Me cansei, já foi o suficiente e desde um tempo venho analisando e mais ou menos decidido a deixar de jogar. Já tinha conversado sobre isso com pessoas mais próximas, com minha família. Foram muitos anos, de muito sacrifício. Eu ainda sou jovem para fazer outras coisas”, revelou em entrevista à rádio ADN, em julho de 2022.
Valdívia construiu uma trajetória como jogador marcada por polêmicas e lesões. Mas seu estilo provocador o fez criar fama e ter diversos fãs, principalmente quando vestiu a camisa 10 do Palmeiras. Após sua aposentadoria, o ex-meia passou a trabalhar como comentarista esportivo, e chegou a mencionar que tem o sonho de vir a ser técnico de futebol.
Polêmicas de Valdívia
Após anunciar sua aposentadoria, Valdívia se envolveu em um polêmico término de relacionamento com sua ex-esposa Daniela Aránguiz, com quem foi casado por 17 anos e teve dois filhos. O rompimento do casal originou diversas trocas de acusações públicas entre os dois.
Em março deste ano, Valdívia fez uma postagem em seu perfil oficial do Instagram se defendendo de acusações da ex-esposa, as quais, segundo ele, configuravam-se em delito. O ex-jogador ainda acusou Daniela de invadir um quarto de hotel, em 23 de fevereiro, onde ele se encontrava hospedado, e destruir seus pertences, além de danificar o local, após vulnerar os sistemas de segurança do edifício.
Já na última semana, após o jogador ser internado por três dias com quadro de síndrome de pânico, Daniela mudou a postura com o ex-marido e postou uma mensagem de apoio ao ex-jogador em suas redes sociais.
“Ainda que não estejamos juntos como casal, quero que saiba que sempre vou estar aqui para você. Crescemos juntos e vou te amar pelo resto da minha vida, de maneira distinta, mas é amor”, publicou.
E uma outra polêmica que Valdívia se envolveu, resume-se em um relacionamento com uma deputada e famosa advogada do Chile, Maite Orsini.
O affair do casal ficou marcado com uma possível influência política da deputada após o ex-jogador ser preso por não portar documentos durante uma abordagem da polícia. Orsini ligou para um general e pediu a liberação de Valdívia, alegando que ele tinha sido vítima de violência policial. E o caso gerou uma grande repercussão midiática no Chile.
Em entrevista à imprensa do país, o ex-jogador do Verdão negou o pedido de ajuda à deputada, e revelou que sua intenção foi denunciar a forma que tinha sido abordado pela polícia no local.
Planos de carreira do ex-jogador do Palmeiras
Embora tenha uma carreira como comentarista em canais de TV e de rádio chilenos, Valdívia revelou que tem o plano de se tornar treinador de futebol.
“Gosto das duas coisas, tive a sorte de estar trabalhando na televisão muito recentemente e me senti bastante confortável. É também algo que pretendo levar muito a sério, profundamente. Estou pronto para voltar a trabalhar na televisão, mas não pretendo deixar de lado os estudos que venho fazendo para ser treinador. Mas ser treinador é mais a longo prazo”, disse Valdívia.
Em sua primeira passagem no Palmeiras, entre 2006 e 2008, Valdívia conquistou o Campeonato Paulista, marcando 24 gols em 93 jogos. Já em sua segunda passagem, de 2010 a 2015, foi bicampeão da Copa do Brasil e anotou 17 tentos em 147 partidas.