No mundo do futebol, frequentemente, a vitória é o único resultado que interessa. Entretanto, um cenário intrigante se desenrola na luta da República da Irlanda pela classificação na Euro 2024. A derrota contra a Holanda, no jogo do próximo mês, paradoxalmente, poderia impulsionar suas chances de qualificação. A equipe de Stephen Kenny, após a dura derrota para a Grécia em casa na sexta-feira, encontra-se em uma situação delicada.
A derrota para a Grécia foi o quinto golpe sofrido pela Irlanda em seis partidas, fazendo-os cair para a quarta posição no Grupo B, seis pontos atrás da Holanda, nove atrás da Grécia e 15 atrás dos líderes, França. A equipe irá a Gibraltar hoje já ciente de que as chances de classificação pelo play-off estão fora de seu alcance e que suas esperanças de se classificar automaticamente estão findas.
Por que a derrota pode ser uma boa para a Irlanda?
No entanto, o sonho de participar do Campeonato Europeu na Alemanha neste verão ainda está vivo, graças a uma situação curiosa. A introdução da Liga das Nações em 2018 agora oferece dois meios de qualificação. Os playoffs da Euro incluirão os melhores times da Liga das Nações que não se classificarem automaticamente para a Euro 2024.
Isso significa que a Irlanda não pode ter mais do que sete equipes acima dela no ranking da Liga das Nações que não se classificam automaticamente dos grupos. A Holanda, sendo uma das equipes acima da Irlanda nesse ranking, se classificaria se ganhasse da Grécia, que está classificada abaixo dos irlandeses. Portanto, seria benéfico para os comandados de Kenny if a equipe de Ronald Koeman se classificasse à frente da Grécia.
Qual seria o impacto de uma derrota?
Uma derrota irlandesa para a Holanda, que enfrentará a Grécia esta noite, em 18 de novembro, na última partida classificatória, abriria uma vaga adicional nos playoffs para a Irlanda. No entanto, uma vitória quase certamente tiraria a chance de avançar devido à situação intrigante na qual se encontram.
Em suma, a derrota nesta próxima partida pode, surpreendentemente, oferecer à Irlanda uma chance renovada de fazer história na Euro 2024, jogando contra as expectativas e desafiando a convencional lógica futebolística.