Apesar de já ter completado 18 anos, o atacante Vitor Roque ainda não se transferiu para o Barcelona. Sua ida para o novo clube só deve acontecer em janeiro, assim que a janela de transferências abrir. O jogador foi adquirido por cerca de 35 milhões de euros (R$ 184 milhões) no meio do ano.
Mesmo com a maioridade desde fevereiro, o clube catalão decidiu que o jogador ficasse no Athletico-PR até o final da atual temporada. Mas por que isso aconteceu? A resposta está diretamente relacionada a questões financeiras, isso porque o Barcelona vive um momento crítico nesse quesito.
Por sofrer com problemas financeiros, o time espanhol não teria, em um primeiro momento, condições de registra-lo para disputar o Campeonato Espanhol. Dessa forma, o Barça deve se reorganizar em janeiro, ou seja, aumentar sua arrecadação e liberar jogadores com altos salários para poder receber Vitor Roque.
Para se ter uma ideia, o meia Ilkay Gündogan, que estava no Manchester City, e o zagueiro Iñigo Martinez, ex-Athletic Bilbao, que já foram anunciados ainda não tem data para estrear em função das regras de fair-play de La Liga.
Com isso, a ideia do Barcelona é se livrar de mais jogadores que custam caro para a folha salarial do clube. Recentemente, a equipe negociou o lateral Jordi Alba e o volante Sérgio Busquets, o que representou um alívio de 44 milhões de euros em vencimentos. O meia Franck Kessié e os atacantes Ansu Fati e Ferrán Torres são outros que estão na lista de transferências do clube, que promete ter uma janela de janeiro bastante movimentada.