O Santos foi rebaixado pela primeira vez para a Série B do campeonato brasileiro. O rebaixamento foi decretado após derrota para o Fortaleza na última quarta-feira (6).
A equipe terá apenas duas competições para disputar em 2024, já que não conseguiu classificar para a Copa do Brasil.
Santos em 2024
Por conta do novo regulamento da CBF, a classificação para a Copa do Brasil de 2024 será realizada por meio dos campeonatos estaduais. Foi uma maneira que a entidade encontrou para valorizar as competições regionais.
Com isso, o Peixe disputará apenas a Série B e o Paulistão em 2024. Isso também significa que o orçamento do clube vai diminuir consideravelmente.
Se pelo lado financeiro a ausência do time na Copa do Brasil será um prejuízo, por outro pode ser importante para o planejamento da equipe.
O Santos vai passar por uma reestruturação completa no departamento de futebol e terá um “calendário mais folgado” para executar o plano. A equipe deve negociar e se desfazer de vários jogadores nas próximas semanas.
Um deles é o atacante Marcos Leonardo. Ele teve proposta da Roma para deixar o Peixe no meio deste ano e deve ser negociado junto ao clube europeu na próxima janela de transferências.
Além disso, alguns profissionais possuem futuro incerto no clube, como são os casos do técnico Marcelo Fernandes e do coordenador Alexandre Gallo. Em meio à crise, o Santos passará por eleições presidenciais no sábado (9).
O atual mandatário, Andres Rueda, não vai tentar a reeleição. Os candidatos para assumir o clube são: Marcelo Teixeira, Mauricio Maruca, Ricardo Agostinho, Rodrigo Marinho e Wladimir Mattos.