Raphinha muito perto de deixar a Seleção Brasileira para defender a Itália

A história de Raphinha quase tomou um rumo inesperado: o craque do Barcelona, hoje um dos nomes mais promissores do futebol mundial, esteve a um passo de defender a seleção italiana. Com 28 anos, o jogador revelou que por pouco não foi convocado para a Eurocopa de 2020, e só não foi porque seu passaporte italiano não ficou pronto a tempo. Pouco depois, o destino o levou à Seleção Brasileira.

“Eu estava perto de aceitar a convocação para a seleção italiana. Eu deveria ir para a Eurocopa, que eles venceram em 2020. Eu estava praticamente pronto para ir. Por sorte, meu passaporte não chegou”, afirmou o jogador, com alívio, ao lembrar do episódio. Disputada em 2021, por conta da pandemia, a Euro teve a Itália como campeã.

Naquele momento, Raphinha era alvo de um plano bem traçado da Azzurra, que via nele uma peça importante. As ligações da comissão técnica e de Jorginho, inclusive, quase o convenceram a mudar o rumo da própria carreira. “Naquela época, pessoas da seleção italiana me ligavam. O Jorginho me ligava constantemente”, ressaltou o profissional.

Raphinha foi recompensado com convocação

Em entrevista ao canal de Isabela Pagliari, Raphinha ressaltou o interesse pelo planejamento: “A comissão técnica italiana tinha um projeto incrível para mim, algo que realmente me chamou a atenção”, revelou. Mas, mesmo diante do prestígio europeu, uma chama seguia acesa. “Ao mesmo tempo, lá no fundo, eu ainda tinha um pouco de esperança de poder vestir a camisa do Brasil”.

Naquele momento, de maneira impressionante, o passaporte italiano não chegou a tempo da grande decisão da carreira. Assim, a paciência parece ter sido recompensada, considerando que o chamado veio logo depois: em agosto de 2021, Raphinha foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira.