Em semana agitada no esporte nacional, a Confederação Brasileira de Basketball e o Comitê Brasileiro de Clubes, o CBC, surpreenderam os torcedores ao compartilharem o ranking 2023 do Campeonato Brasileiro Interclubes de base, os CBI’s, que determina a distribuição das vagas nas etapas classificatórias para a temporada 2024. Assim, o Sub-15 do Corinthians chega em destaque evidente.
Pensando na formação do ranking, é levado em consideração os resultados esportivos anteriores dentro dos CBI’s, e assim, o departamento técnico da CBB determina os clubes que atuarão nas fases classificatórias e os que já caminham à fase final de maneira direta. Cabe ressaltar que no feminino, as fases são únicas. Além disso, o sub-20 feminino não está presente no ranking.
Tanto no masculino, quanto no feminino, os líderes do ranking apontam o destaque para São Paulo: Corinthians, Pinheiros, Paulistano, Bradesco e São José. No entanto, pensando no 3×3, o equilíbrio estadual caminha de maneira evidente, mas o Praia Clube é responsável pelo destaque no adulto. O ranking completo surpreendeu os torcedores.
Corinthians caminha em destaque no masculino
Os líderes do ranking CBB/CBC 5×5, na versão masculina, se desdobra da seguinte maneira: Sub-15 – Corinthians-SP, Sub-17 – Pinheiros-SP e Sub-19 – Paulistano-SP. Enquanto isso, o feminino caminha em:
Sub-15 – Bradesco-SP, Sub-17 – Bradesco-SP e Sub-23 – São José Desportivo-SP. No entanto, os resultados não param por aí.
Em relação aos líderes do ranking CBB/CBC 3×3, o masculino conta com: Sub-15 – Olympico-MG
Sub-18 – Tijuca-RJ, Sub-23 – Flamengo-RJ e Adulto – Praia Clube-MG. Em relação aos resultados do feminino, o ranking se desdobra da seguinte maneira: Sub-15 – Foz Basquete-PR, Sub-18 – Álvares Cabral-ES, Sub-23 – Centro Olímpico-SP e Adulto – Praia Clube-MG.