Rafinha pega geral de surpresa e aceita novo contrato para jogar com Neymar no Santos
Livre no mercado desde junho de 2024, quando encerrou seus trabalhos com as vestes do Al-Arabi, do Catar, Rafinha Alcântara pode atuar no futebol brasileiro nos próximos meses. De acordo com apurações da Agência RTI Esporte, o meio-campista recebeu ligação de Neymar pedindo para que aceitasse defender o Santos na atual temporada.
Por seu apreço ao craque da Seleção Brasileira, Rafinha acenou positivamente a seu desembarque na Vila Belmiro. Porém, para que a assinatura de contrato seja sacramentada, o meia terá que reduzir drasticamente seus vencimentos. A nível de conhecimento, no Al-Arabi, o jogador de 31 anos recebia mensalmente o equivalente a R$ 2,5 milhões.
Em um contexto geral, para atuar ao lado de Neymar, Alcântara teria que se adequar a realidade financeira do Santos. Sendo assim, seu salário seria reduzido a 70%, ou seja, mensalmente seu faturamento giraria em torno de R$ 800 mil. Nesse ínterim, é importante destacar que o meio-campista recusou recentemente propostas do futebol árabe e brasileiro.
Nas últimas janelas de transferências, o brasileiro naturalizado espanhol foi procurado por Flamengo, Palmeiras e Vasco. Todavia, por seu alto vencimento, Rafinha sequer chegou a receber propostas oficiais das equipes em questão. Por outro lado, o percurso pode ser alterado no Santos, já que Alcântara atuou com Neymar e Alcântara nos Jogos Olímpicos 2016, Barcelona e Paris Saint-Germain.
Santos utiliza Neymar para plano audacioso.
Se reestruturando financeiramente após amargar seu primeiro rebaixamento na história, o Santos vai tentar organizar a casa com a chegada de Neymar. Os dirigentes acreditam que a assinatura do atacante fará com que outros jogadores de renome sintam interesse em aceitar o projeto do Alvinegro Praiano nesta janela de transferência.
Contratado inicialmente até 30 de junho de 2025, Neymar concedeu sua primeira coletiva de imprensa com as vestes do Peixe. Ao ser questionado sobre a possibilidade de estender sua estadia na Vila Belmiro, o jogador não descartou a possibilidade. Em um primeiro momento, o craque quer readquirir sua melhor fase ao lado do elenco comandado por Pedro Caixinha.
“Muito cedo para falar de prorrogar o vínculo. O Santos me deu a oportunidade de poder voltar. Obviamente abri mão de muita coisa para estar aqui. Foi um casamento perfeito. Momento imaginado por todas as partes e aconteceu. Fazer um contrato de seis meses que obviamente pode ser prolongado, não sabemos o dia de amanhã, pois há duas semanas nem imaginava estar aqui”, disse.