Pouco lembrado entre os torcedores do futebol brasileiro, Rafael Scapini de Almeida contou com uma passagem curiosa no exterior, se tornando ídolo inquestionável na Finlândia. Morando há 15 anos na Europa, o lateral-direito conquistou em quatro oportunidades a Liga Finlandesa e disputou uma edição da fase de grupos da Champions League.
O jogador nasceu em Campinas, e por incrível que pareça, ele não fez categorias de base. Inicialmente, o atleta foi reprovado em testes para atuar na Ponte Preta e no Guarani, e já tinha praticamente desistido de seguir na carreira como jogador. Consequentemente, passou a atuar em outros setores. Dos 16 aos 22 anos, passou a ser office boy da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp).
Depois, o atleta passou pelo Hospital das Clínicas na área de logística dos medicamentos. “Eu fazia alguns jogos aos finais de semana. Uma vez, me disseram que o Etti Jundiaí estava interessado em mim. Eu larguei o emprego e fui tentar a sorte, mas não joguei”, disse Rafinha, ao ESPN.com.br, surpreendendo os torcedores que acompanham sua trajetória.
Rafael surpreende no futebol do AC Oulu-FIN
No momento em que já estava sem perspectivas, desanimado com a situação, o profissional foi chamado por Gil Baiano (ex-lateral de Palmeiras e Bragantino), com quem jogava no futebol amador, para participar de um amistoso. Assim, Rafael decide arriscar e foi aprovado pelo AC Oulu-FIN, no qual vestiu a camisa por três anos. Ele conta a história com grande satisfação.
“Um amigo do Gil Baiano, que jogava na Finlândia, estava de férias no Brasil e foi jogar um amistoso conosco. Para minha sorte, um diretor me viu neste dia e me chamou para fazer duas semanas de testes por lá”, contou. Assim, ao final da temporada de 2023, decidiu pendurar as chuteiras, agora aos 41 anos.