Na última segunda-feira (4), o Conselho Deliberativo do Paraná Clube surpreendeu os torcedores e aprovou a proposta de investidores para que o clube passe pela transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol (SAF). O consórcio deseja investir algo próximo à R$ 430 milhões por 90% das ações do time, por um período projetado em dez anos.
De acordo com informações compartilhadas pelo ‘Um Dois Esportes’, o investidor de destaque do grupo é a Carpa Family Office, empresa ligada ao planejamento financeiro familiar e patrimonial. O objetivo é que com a transformação, a equipe possa garantir uma reconstituição das categorias de base do time, além da projeção de um novo centro de treinamentos.
O foco principal é no investimentos no elenco profissional, buscando um futuro promissor ao clube. Há alguns dias, o Conselho Consultivo do Paraná já se mostrava favorável com a oferta dos investidores citados. A Sociedade Anônima do Futebol tem se tornado uma realidade cada vez mais comum no futebol nacional, sendo a solução para grandes equipes.
Paraná pode promover fusão em SAF
Mesmo com a resposta positiva, o assunto ainda terá inúmeras atualizações. A próxima etapa envolve a Assembleia Geral de Sócios, além de uma confirmação por meio da Recuperação Judicial (RJ), um passo semelhante ao que foi feito com a equipe do Cruzeiro. Ainda em setembro, cogitando a mudança, o Paraná garantiu o plano para quitar a dívida com os credores.
Buscando uma nova realidade, o Paraná está sem divisão desde o ano passado. Para isso, o Paraná pode estudar uma possível junção com o Cianorte, clube que atua no interior do estado. A parceria pode contribuir para o retorno imediato à elite do Campeonato Paranaense, já que o Tricolor da Vila faz parte da Segunda Divisão Estadual.