Quem são os quatro melhores brasileiros da história da Premier League?

Já faz algumas décadas que a Liga Inglesa é vista não apenas como a mais forte mas, também, como a mais competitiva do mundo. Recheada de clubes do mais alto nível futebolístico, ela é o sonho de praticamente todos os jogadores de futebol. Mas por acaso você sabe quem são os quatro melhores brasileiros da história da Premier League?

O fato é que a Premier League sempre foi uma divisão de futebol muito forte, ainda que tenha sido considerada por anos inferior à Série A, da Itália, por exemplo. Ainda assim, os clubes ingleses sempre foram conhecidos por serem verdadeiras máquinas a nível internacional e extremamente fortes.

No entanto, pode-se dizer que não faz muito tempo que a Premier League passou a ser palco de bons jogadores brasileiros. Até a década de 1990, não era muito comum que atletas do Brasil saíssem diretamente para a Inglaterra, o que fazia com que a liga não tivesse tanta representatividade brasileira.

Acontece que de lá para cá, as coisas mudaram consideravelmente. Todos os principais times da Inglaterra contam com jogadores brasileiros – alguns, inclusive, estão marcados para sempre no clube. Pensando nisso, separamos para você uma lista com os quatro melhores brasileiros da história da Premier League.

Quatro brasileiros estão entre os 100 melhores jogadores da história da Premier League

Um dos maiores veículos de comunicação esportiva do mundo, a revista britânica Four Four Two divulgou no início de 2021 uma lista com os 100 melhores jogadores da história da Premier League. Isso, obviamente, levando em consideração a fase moderna da Liga Inglesa, disputada no formato que conhecemos hoje em dia desde 1992.

Na lista divulgada pela Four Four Two estão quatro atletas do Brasil. Sendo assim, confira quem são os quatro melhores brasileiros da história da Premier League:

Roberto Firmino – Liverpool

Entre os quatro melhores brasileiros da história da Premier League, o mais bem posicionado no Ranking da revista britânica é o atacante Roberto Firmino, na 78ª colocação. Apelidado carinhosamente de Bobby pela torcida dos Reds, o jogador conquistou a posição jogando pelo Liverpool, clube que representa desde 2015.

Ao contrário de outros jogadores dessa lista, que passaram por grandes clubes brasileiros como Atlético Mineiro, São Paulo e Atlético Paranaense, Roberto Firmino se profissionalizou no Figueirense, de Santa Catarina. O atacante subiu para o time principal da equipe catarinense em 2010, marcando 12 gols em 51 jogos.

Bastou um ano como profissional no Brasil para que ele fosse vendido para a Europa. O primeiro destino foi Hoffenheim, da Alemanha, onde ficou por três temporadas e se destacou bastante. O desempenho de Bobby chamou a atenção do Liverpool, que o contratou na temporada 2015/2016.

Firmino formou o incrível trio de ataque do Liverpool com Salah e Mané e foi um dos principais jogadores dos Reds na conquista da Champions League de 2019. Desde que chegou a Premier League já foram mais de 300 jogos e quase 100 gols com a camisa do Liverpool – destaque para a temporada 17/18, a mais goleadora da sua carreira.

Juninho Paulista – Middlesbrough

O segundo mais bem colocado na lista dos quatro melhores brasileiros da história da Premier League é ninguém mais ninguém menos do que o meia Juninho Paulista. Na 83ª colocação geral da revista Four Four Two, ele fez história por um clube muito menor do que os demais que serão citados aqui: o Middlesbrough.

Juninho Paulista surgiu para o futebol brasileiro jogando pelo Ituano, onde fez as suas categorias de base. Em 1993 ele foi contratado pelo São Paulo, onde ficou por três temporadas e chamou a atenção do mundo, sendo um meia atacante extremamente habilidoso, com bom chute e boa condução.

Em uma época em que poucos brasileiros iam para a Premier League, Juninho Paulista foi. Ele foi contratado em 1995 pela equipe inglesa e rapidamente se tornou nada mais nada menos do que um dos maiores jogadores da história do Middlesbrough, dado o contexto do clube inglês.

Ao todo, Juninho passou cinco temporadas vestindo a camisa do Middlesbrough, entre idas e vindas. Na temporada 2003/04, na sua terceira e última passagem pela equipe, ele conseguiu o feito de levar o clube até a conquista da Copa da Liga, algo incrível para um time que nunca esteve entre os principais da Inglaterra.

Fernandinho – Manchester City

“Impecável”. Essa é a palavra que Pep Guardiola, um dos maiores técnicos da história do futebol, usou para descrever o volante Fernandinho enquanto o treinava pelo Manchester City. Deu para perceber, então, porque o jogador é considerado um dos melhores brasileiros da história da Premier League, não é mesmo?

Fernandinho foi revelado pelas categorias de base do Atlético Paranaense e passou três anos na equipe principal do clube do Paraná. Na temporada 2005/2006 ele foi vendido para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânica, onde ficou por oito anos e se consolidou como um excelente volante.

No entanto, foi em 2013/14 que ele subiu uma prateleira no futebol internacional, quando foi contratado pelo Manchester City. Fernandinho foi uma das principais figuras da reconstrução vitoriosa do City depois da compra do grupo de investidores, que fez com que o clube se tornasse um dos grandes da Inglaterra.

Ele não apenas foi extremamente importante para o clube nesse sentido como também é tido como um dos principais capitães da história do Manchester City. Para Guardiola, inclusive, Fernandinho era um homem de segurança, que ajudava a equipe mesmo quando não estava em campo. Tudo isso lhe rendeu a 88ª posição no ranking de melhores jogadores da história da Premier League.

Gilberto Silva – Arsenal

Campeão de Copa do Mundo, Copa das Confederações, Copa América. Para o Brasil, Gilberto Silva é um daqueles jogadores que simplesmente dispensa comentários. E foi assim que ele deixou sua marca na Inglaterra também, sendo um dos quatro melhores brasileiros da história da Premier League.

Na 90ª colocação do ranking dos 100 melhores da revista Four Four Two, Gilberto Silva surgiu para o futebol no América Mineiro, onde fez as categorias de base e seus primeiros anos como profissional. Em 2001 ele foi contratado pelo Atlético Mineiro e, depois de apenas duas temporadas na equipe, rumou para a Inglaterra.

Foi no Arsenal onde Gilberto Silva se tornou um dos melhores brasileiros da história da Premier League. Ele fez parte daquele time histórico comandado pelo técnico Arsene Wenger, o qual conquistou o Campeonato Inglês de 2003/2004 de forma totalmente invicta, sem perder nenhum jogo, um feito inédito até os dias de hoje.

Gilberto Silva ficou seis temporadas no Arsenal, todas sob o comando de Wenger. Ganhou títulos importantes e, com isso, ficou marcado como um dos atletas importantes do último grande time dos Gunners.