Uma situação de azar forçou David Silva, jogador de 37 anos, a se aposentar do futebol. Silva preparava-se para a próxima temporada com a Real Sociedad quando uma lesão no joelho o obrigou a se aposentar precocemente. Ele passou duas temporadas com o time donostiarra, conseguindo uma vaga para a Champions League na última temporada.
Silva agora se junta à crescente lista de ex-campeões do mundo que penduraram as chuteiras. Antes dele, Cesc Fábregas encerrou sua carreira na Itália. Restam apenas oito jogadores daquela equipe vencedora ainda em atividade, alguns competindo na Europa e outros já se transferiram para ligas fora da Europa para seus últimos anos no futebol.
Entre os jogadores que ainda estão desfrutando de um tempo produtivo no futebol está Reina, do Villarreal, de 40 anos, que defendeu o time em 32 partidos na última temporada. Jesús Navas, de 37 anos, que venceu a Europa League com o Sevilla e está jogando a melhor fase de sua carreira. E Albiol, atualmente jogando pelo Villarreal aos 37 anos, foi peça fundamental para que a equipe chegasse quase à final da Champions.
E quanto aos que procuram novas oportunidades?
Mata, de 35 anos, que recentemente deixou o Galatasaray e busca uma nova oportunidade, e Sergio Ramos, 37, que após duas temporadas no PSG, procura um novo clube. Nos últimos tempos, surgiu a possibilidade de uma nova aventura na Major League Soccer, mas parece que o desejo de Ramos é voltar para o Sevilla, uma opção que parece inviável no momento.
Busquets, aos 35 anos, decidiu terminar sua carreira nos Estados Unidos, no Inter Miami, ao lado de seu amigo e antigo companheiro de equipe Messi. Pedro, de 35 anos, está desfrutando de uma “segunda juventude” jogando pela Lazio, marcando 17 gols e fazendo 11 assistências nas últimas duas temporadas. E, por último, Iniesta, de 39 anos, que ainda não anunciou oficialmente sua aposentadoria após passar os últimos cinco anos no Vissel Kobe japonês.