O Brasileirão chegou ao seu final no último domingo (13). Apesar do campeão ter sido o Palmeiras, outros atletas se destacaram na temporada. Quem levou o prêmio de artilheiro da competição foi o atacante Germán Cano, do Fluminense, por exemplo. Já o meia Gustavo Scarpa, do Verdão, liderou nas assistências.
O goleador do Tricolor das Laranjeiras esteve em seu mais alto nível e conduziu a equipe ao terceiro lugar da competição e garantiu a classificação à próxima Copa Libertadores da América. Dos 63 gols marcados pelo Flu, 26 partiram do jogador de 34 anos.
Quem também se destacou no Brasileirão foi Pedro Raul, do Goiás, que foi promovido a primeira divisão na atual temporada. O atacante, que pertence ao Kashiwa Reysol, do Japão, é alvo de grandes clubes do futebol brasileiro e não é por acaso. Foram 19 bolas na rede na Série A.
Calleri, do São Paulo, com 18 gols; Guilherme Bissoli, do Avaí, com 14; e Marcos Leonardo, do Santos, com 13, ficaram no top-5 artilheiros do torneio.
Já nas assistências, como dito anteriormente, Gustavo Scarpa com 16 passes para gols liderou o ranking. John Arias, do Fluminense, foi o segundo, com 10. Ambos foram os únicos a atingir dois dígitos no quesito.
Jogadores com maior participação em gols contando também as assistências
Mesmo com apenas duas assistências no Brasileirão, Cano foi o atleta que mais participou de gols. Ao total, o argentino esteve presente em 28 gols da sua equipe. Scarpa (23) e Pedro Raul (21) vem logo na sequência.
Top-10 participações em gols no Brasileirão
- Germán Cano – 28 participações
- Gustavo Scarpa – 23
- Pedro Raul – 21
- Calleri – 20
- John Arias – 17
- David Terans – 16
- Dudu – 15
- Marcos Leonardo – 15
- Hulk – 14
- Bissoli – 14