A Libertadores é um dos torneios mais importantes e complicados para os clubes do futebol brasileiro. A pressão de enfrentar as “hinchas” adversárias nos mais diversos palcos sul-americanos acaba adicionando um fator extra aos atletas que entram em campo. No entanto, alguns deles, mesmo jovens, não se intimidam com a atmosfera “pesada” da competição.
Esse é o caso do jovem Ângelo, promessa do Santos. Em abril de 2021, o atacante marcou na vitória por 3 a 1 sobre o San Lorenzo e chegou ao topo do ranking dos jogadores mais jovens a marcar na Libertadores. O Menino da Vila realizou o feito com apenas 16 anos, três meses e dez dias.
O Top 5 da lista é composto em sua maioria por atletas brasileiros, com exceção da segunda colocação: Juan Carlos Cárdenas, do Racing. O ex-jogador marcou um gol na competição em 1962, com apenas 16 anos, sete meses e dois dias.
Na terceira colocação está outro Menino da Vila: Kayky Fernandes. Em 2021, o zagueiro do Peixe marcou na vitória por 2 a 1 sobre o Deportivo Lara, balançando as redes com apenas 17 anos, um mês e 25 dias. E o alvinegro praiano também é dono da quarta posição: Rodrygo. Em março de 2018, quando tinha apenas 17 anos, dois meses e seis dias, o atacante marcou na vitória do Peixe por 3 a 1 sobre o Nacional-URU
Já a quinta colocação pertence ao atacante Lincoln, ex-Grêmio. Ele marcou um gol contra o San Lorenzo em 2016 e se tornou o jogador brasileiro mais jovem a balançar as redes na Conmebol Libertadores na época, com 17 anos, quatro meses e nove dias.