Adivinha quem foi eleito o jogador mais violento do Brasileirão 2022 pelo ‘Pesquisão UOL’? Ele mesmo, o experiente volante Felipe Melo, do Fluminense, que recebeu 56% dos votos. Em segundo lugar nessa inglória lista ficou com o lateral-direito Fágner, do Corinthians, que obteve 35% dos votos.
Outros dois jogadores foram citados: os volantes Rodrigo Fernández, do Santos, e Richardson, do Ceará, mas não o sificiente para pontuar na lista.
Felipe Melo recebeu 12 cartões amarelos nesta temporada, em 38 jogos disputados. A média é de um cartão a cada 124 minutos em campo.
Mais violento do ano no Brasileirão, Felipe Melo já recebeu mais cartões em anos anteriores
E olha que este foi o ano em que ele menos levou cartões desde o retorno ao futebol brasileiro, assim como em 2020. Em 2021 foram 16; em 2019 foram 19 amarelos e duas expulsões; em 2018, 26 amarelos e duas expulsões; e no ano anterior haviam sido 15 amarelos e uma expulsão.
Já o lateral-direito corinthiano Fágner tomou nove cartões amarelos em 2022, recebidos ao longo de 43 partidas. A média dele é de um amarelo recebido a cada 321 minutos em campo.
Somente a título de informação, o ‘Pesquisão 2023 do UOL” foi respondido de forma anônima por 26 jogadores da Série A do Campeonato Brasileiro. As respostas foram computadas até o dia 22 de dezembro e os resultados estão sendo divulgados de forma gradativa.
Esse tipo de pesquisa, eleição e/ou levantamento dos melhores e piores dos principais campeonatos historicamente ocorre ao final de cada temporada, quando é feito uma espécie de balanço do desempenho de clubes e jogadores, de modo que se possa destacar quem foi melhor e pior em diversos e diferentes quesitos que são analisados.
É claro que ninguém gosta de participar e, muito menos “vencer” uma disputa em que vai se eleger o jogador mais violento da competição, por exemplo. No entanto, da mesma forma como são exaltados os melhores,, os que menos se destacam também acabam sendo lembrados.