Cléber Machado está de volta aos microfones. O narrador, que recentemente foi demitido da Globo, vai trabalhar nas finais do Campeonato Paulista na Record. Com isso, Lucas Pereira, que era o “titular”, vira comentarista.
De acordo com o colunista Allan Simon, do “UOL Esporte”, Lucas atuou por mais de dez anos no canal da Rede Globo. Mesmo assim, tem pouca identificação com o público paulista. No ano passado, comandou as transmissões do Campeonato Carioca, enquanto Marco de Vargas estava a frente do Paulistão.
Como perdeu os direitos de transmissão do Cariocão pra Band, a emissora de Edir Macedo não tinha mais porque ter dois narradores e decidiu rescindir o vínculo temporário com De Vargas. Dessa forma, Lucas Pereira foi quem assumiu os jogos do Paulista.
Vale lembrar que Cléber Machado chega agora com uma extensa bagagem de transmissões do futebol do Estado de São Paulo. Se pegarmos o Palmeiras como exemplo, ele esteve a frente das quatro conquistas de Copa do Brasil do Alviverde, como também nos jogos que selaram o título do Campeonato Brasileiro e, por último, na Supercopa do Brasil.
Por fim, para o colunista, apesar de isso parecer errado para o público, não dá para negar que o movimento feito pela Record “age de uma maneira que muda muito a imagem de sua transmissão com o público-alvo“.
Ele também relembrou de uma situação parecida na final do Paulistão de 2003, quando o SBT trouxe Luciano do Valle para narrar um Palmeiras x Corinthians, quando Paulo Andrade, ainda novo no ramo, fazia todos os jogos da emissora.
O mesmo aconteceu no Campeonato Carioca de 2020, quando a emissora de Sílvio Santos trouxe Teo Andrade para narrar apenas um jogo da final. Logo em seguida, o profissional retornou para a Fox.
Palmeiras e Água Santa se enfrentam nos próximos domingos (2 e 9) de abril, às 16h (horário de Brasília). Além da Record, R7, TNT/HBO Max, Premiere, YouTube e Paulistão Play também transmitem o duelo.