Os grandes atacantes do futebol mundial costumam duelar entre si para ver quem termina a temporada com mais gols, assistências e destaque nas grandes ligas e campeonatos continentais. No entanto, em mercados considerados “periféricos”, muitas marcas equivalentes às desses jogadores são ignoradas.
No caso da América do Sul, um jogador que tem sido destaque no Campeonato Brasileiro tem mais gols marcados (desde 2018) que jogadores como Neymar, Suárez, Ibrahimovic e Cavani. Trata-se de Germán Cano, artilheiro da atual edição do Brasileirão.
Desde 2018, Cano marcou 146 gols – além de ser o artilheiro do Brasil na atual temporada, com 29 gols marcados. Nesse mesmo período, Neymar, craque do Paris Saint-Germain, marcou 103 gols somando o seu clube e a seleção brasileira.
Além de Neymar, Cano também deixa para trás as outras estrelas citadas anteriormente. No mesmo período, Cano é ultrapassado por pouquíssimos jogadores. Entre eles, Erling Haaland, contratado recentemente pelo Manchester City, que tem apenas cinco gols a mais – 151, no total.
Sobre a carreira do jogador
Germán Cano foi revelado pelo Lanús em 2007, onde ficou até 2010, tendo sido emprestado ao Chacarita Juniors. Ele acumulou passagens por Colón, Pachuca e Independiente Medellín até chegar ao Vasco da Gama em 2020, quando foi “apresentado” aos torcedores brasileiros”. Ele ficou até 2021 e foi para o Fluminense em 2022.