Definidos os oito grupos da Libertadores da América 2023, começam as análises e comparações entre clubes e chaves, já traçando possíveis confrontos, favoritos e outros detalhes relacionados a principal competição sul-americana.
Nesse sentido, foi divulgado um levantamento com os títulos somados pelas equipes de cada grupo da Libertadores 2023. O mais vencedor é, disparado, o Grupo F, com sete títulos somados. Grupo B e Grupo H somam cinco títulos cada. Grupos A e D tem quatro títulos cada. O Grupo C soma três títulos, o Grupo E dois e o Grupo G, apenas uma conquista.
Quem são os campeões da Libertadores na edição 2023
Do Grupo F, o mais vencedor da Libertadores 2023 com sete títulos, seis são apenas do Boca Juniors, da Argentina, segundo maior campeão da história do torneio. O Colo Colo, do Chile, venceu uma vez. Já do Grupo G, o único título foi conquistado por um time brasileiro, o Atlético-MG. A outra equipe do Brasil, o Athletico-PR, ainda busca seu primeiro troféu da Libertadores.
No Grupo A, dos quatro títulos, três são do Flamengo – o outro é do Racing, da Argentina. Das cinco conquistas do Grupo B, três são do Nacional, do Paraguai, e duas do Inter. Os três títulos do Grupo C são do Palmeiras, bem como os quatro do Grupo D são do River Plate, da Argentina.
O Corinthians é dono de um dos dois títulos somados pelas equipes do Grupo E. E no Grupo H são cinco títulos somados, sendo três do Olímpia, da Paraguai, e dois do Atlético Nacional, da Colômbia.
A título de informação, o maior campeão da história da Libertadores da América é o Independiente, da Argentina, que levantou a taça sete vezes. Foi campeão em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984. Curiosamente, os argentinos estão fora da disputa na edição 2023 da Libertadores.