A participação de times norte-americanos na Copa Libertadores, a maior competição futebolística da América do Sul, tem sido um assunto bastante rumorado há anos. Entretanto, até o presente momento, somente as equipes do México, também pertencente a América do Norte, tiveram a oportunidade de disputar o torneio.
Dúvidas persistem quanto ao futuro, mas o cenário pode estar prestes a mudar. Informações recentes sugerem a possibilidade de mudanças na competição já no ano de 2024.
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista argentino Hernan Castillo, em julho de 2023, a Confederação do Futebol da América do Sul (Conmebol) teria um acordo prévio com a Confederação da América Central e do Norte (Concacaf) para possibilitar a participação dos times norte-americanos na competição. Entretanto, a ESPN veio a público negar esses relatos.
Quais foram as ocasiões anteriores?
A conciliação entre Conmebol e Concacaf é um assunto antigo. Em 2010, em uma entrevista concedida por Nicolás Leoz, então presidente da Conmebol, expressou seu interesse de incluir participantes norte-americanos nos torneios da entidade. Um sistema ideal seria a instalação de uma Copa América que incluísse todos os times americanos;
Há discussões e controvérsias também referentes à quantidade de atletas estrangeiros na Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol dos Estados Unidos. A inclusão de times estadunidenses na Libertadores certamente exigiria uma análise deste aspecto.
O cenário futebolístico nas Américas está repleto de expectativas e desenvolvimentos intrigantes. Vamos aguardar para ver como essas discussões evoluem nos próximos meses.