Em um ano, a franquia do Inter Miami, da Major League Soccer, pode aumentar seu valor em aproximadamente 1,5 bilhão de dólares (R$5,5 bilhões), segundo um de seus proprietários, Jorge Mas. O motivo? Lionel Messi. A chegada do astro argentino ao clube tem gerado um aumento gigantesco nos lucros, levando ao esgotamento de estoques e à valorização massiva da marca.
Desde a assinatura de Messi, as réplicas da camisa do jogador se tornaram um fenômeno de vendas, provocando um aumento significativo na demanda e resultando em uma falta de estoque inesperada. De acordo com Mas, quem solicitar a camisa pela internet agora, provavelmente só irá recebê-la em outubro.
O Inter Miami foi adquirido por David Beckham e os irmãos Mas após a saída do jogador inglês do LA Galaxy. A eventual chegada de Messi sempre esteve nos planos da equipe, não só pelo aspecto esportivo, mas também pelo potencial econômico. Hoje,
O valor de mercado do Inter Miami é maior que times históricos da Premier League
, como o Newcastle United, Everton e Aston Villa.
Mas parece acreditar que sim. Durante uma entrevista à CNBC, ele afirmou que o valor da equipe “aumentará significativamente”. Estima-se que cerca de meio milhão de camisas do jogador sejam vendidas este ano, gerando perto de 100 milhões de dólares (R$532 milhões) em receita em apenas seis meses.
Isso se reflete também na ampliação dos assinantes da Apple TV, detentora dos direitos de transmissão da MLS. Graças ao ‘efeito Messi’, o número de assinantes dobrou, passando de um milhão para dois milhões de pessoas em 2023.
Quem tem um ingresso para ver o Inter Miami, tem um tesouro na mão?
Pode-se dizer que sim. Com a chegada de Messi, os ingressos do Inter Miami se tornaram verdadeiros tesouros. A demanda foi tanta que a capacidade do DRV PNK Stadium, casa do Inter Miami, teve que ser aumentada. Para se ter uma ideia, o preço dos ingressos aumentou em média 486% com a chegada do jogador argentino.
O Inter Miami não foi a única equipe a se beneficiar. Outras seis equipes também viram seus faturamentos dispararem graças ao ‘efeito Messi’. Grande parte desse aumento aconteceu em grandes mercados, como Nova York, Los Angeles e Chicago. Ainda em 2023, o Inter se tornou a quarta equipe com mais seguidores no Instagram dos Estados Unidos, ultrapassando franquias históricas da NFL, NBA e MLB.