Os proprietários do Chelsea estão no processo de decidir se o Stamford Bridge continuará sendo a casa do time ou se haverá uma mudança para o Earl’s Court. Porém, se a decisão for por manter o atual local, a reconstrução pode levar até sete anos. As expectativas são de que os detalhes sejam divulgados em breve.
A poderosa Chelsea Pitch Owners (CPO), fundada em 1993 para evitar a venda do estádio, tem uma grande influência sobre qualquer decisão relacionada ao estádio. Como seu nome sugere, a CPO é composta por mais de 14.000 fãs do Chelsea ao redor do mundo que possuem a propriedade do campo Stamford Bridge e outras partes do estádio.
Está chegando o momento da decisão sobre o futuro do estádio?
A discussão sobre os planos futuros parece ter avançado significativamente quando os administradores da Stoll Charity aprovaram a venda de moradias de veteranos militares para o clube. Todavia, a concretização da venda de £80 milhões (R$421 milhões) só deve acontecer no início de 2024. E a aprovação deve ser dada por pelo menos 75% dos membros da Chelsea Pitch Owners.
O proprietário do Chelsea, Todd Boehly, demonstra interesse em realizar uma reforma do atual estádio, ao invés de mudar a localização. Corroborando esta perspectiva, os Chelsea Pitch Owners estão aguardando a rápida divulgação dos planos futuros do clube em relação ao estádio. Chris Isitt, presidente do CPO, salientou que, mesmo que a aquisição do terreno Stoll esteja concretizada, ainda levará algum tempo para que o terreno seja desocupado.
Ademais, uma nova solicitação de planejamento seria necessária, apesar do trabalho de planejamento realizado durante o projeto inicial sob a gerência de Roman Abramovich. Estima-se que após a aprovação da reconstrução, levará entre quatro a sete anos para que o estádio seja demolido e reconstruído.
Nesse período, o clube terá que realocar seus jogos para outro estádio. Alguns lugares que estão sendo considerados são: Wembley, Twickenham e Craven Cottage, onde o Fulham, vizinho de Londres, atualmente joga. O novo plano levará à ampliação do atual estádio para uma capacidade de 60.000 espectadores, equiparando a capacidade de outros times da Premier League.