A tarde do último domingo (28) marcou a estreia do atacante Walter, de 33 anos, no Pelotas, pela Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. O jogador foi a campo nos minutos finais da goleada da equipe por 4 a 0 sobre o Guarani de Venâncio Aires, no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas-RS. Todavia, toda vez que o veterano entra em campo, um tema vem à tona: o peso do atleta.
Em seu histórico como jogador, Walter sempre lidou com sua dificuldade de controlar o peso. E em 2022, o atleta reconheceu isso, sem respostas “atravessadas”, e revelou que se não fosse seus problemas com os quilos a mais, teria tido chances na seleção brasileira principal.
Walter foi anunciado pela nova equipe no último dia 18, e com pouco tempo para se preparar fisicamente, o jogador realizou sua estreia 10 dias depois de sua contratação, no duelo Pelotas x Guarani. A partida foi válida pela quinta rodada da Divisão de Acesso do Gauchão.
Walter relatou em entrevista ao UOL que contou com a ajuda do amigo e presidente do Goiânia para estar este ano no mercado: “Eu saí do Amazonas [clube] para fazer um tratamento no joelho. Eu estava triste por tudo que aconteceu. Minha vida pessoal não estava legal. Fiquei cinco meses sem jogar, parado. Eu falava com o presidente do Goiânia, que é meu amigo, ele dizia para eu vir jogar aqui [Goiânia]. Eu falava que era difícil. Pensei bem e perguntei se ele abriria as portas para minha recuperação. Depois de um mês treinando, acertamos de eu jogar no clube, recuperar bem a parte física para voltar ao mercado no ano que vem [2023]”, disse.
Peso de Walter
Walter foi questionado pelo UOL, ainda durante sua passagem pelo Goiânia, a respeito de seu peso, e o atacante não titubeou, e revelou quantos quilos ele pesa.
“Estou com 115 quilos. O ideal para mim é 96, mas acho que com uns 99 ou 100 já consigo jogar uma partida inteira. Quero chegar lá em mais ou menos uns dois meses. Isso nunca me incomodou. Eu tenho problema de peso, isso é meu. O que me incomodou um tempo eram coisas que falavam. Se me incomodasse o peso, atrapalharia minha carreira, e não atrapalhou. Sempre joguei em grandes times, e em todos os times em que estive sempre fui o principal jogador. Tive grandes estádios com a torcida gritando meu nome. Só tenho a agradecer a carreira que sempre tive”, disse o atacante na ocasião.
Durante a partida do Pelotas no último final de semana, pela Divisão de Acesso do Gaúcho, a reportagem do canal Terra Play, que transmitiu a partida pelo YouTube, destacou que calcula que o peso de Walter hoje está entre “130 e 140 quilos”.
Walter iniciou sua carreira no Inter, e acumulou passagens pelo Porto, de Portugal, Goiás, Fluminense e Athletico-PR, até ser suspenso em 2019 por ser pego no exame antidoping. Desde então, o jogador não conseguiu mais emplacar uma sequência de jogos.