O principal título da América do Sul, a taça da Conmebol Libertadores é o sonho de toda equipe e também dos jogadores de levantar ao fim da temporada. O troféu conta hoje com um peso de 10 quilos e 25 gramas e possui uma altura de cerca de 1 metro. O peso e altura só aumentam a cada ano por conta das placas dos campeões se acumularem na base.
Entre as muitas curiosidades do troféu, destaca-se algumas que iremos citar a seguir:
1- A taça original não fica com os clubes por muito tempo, sendo permitida apenas enquanto não começa a outra edição. Depois desse período é trocada por uma versão 75% do tamanho que a original possui e é entregue ao capitão do time.
2- A Taça da Libertadores foi pensada em 1959, um ano antes da primeira edição do torneio continental, sendo desenhada pelo designer italiano Alberto de Gásperi, em Lima, no Peru.
3- A composição é formada inicialmente por 63 centímetros de prata no topo e uma figura de bronze com a silhueta de um jogador se preparando para chutar uma bola.
4- A partir de 1967, foi adicionado uma base de madeira no troféu para que os clubes campeões da competição mostrassem o ano da conquista, nome do clube vencedor, cidade e a nação de origem da equie e tamb´me o escudo da agremiação.
5- Por um certo tempo, houve um acordo entre a Conmebol e os clubes, onde a equipe que vencesse três vezes seguidas a Libertadores, ficaria com a taça em definitivo. O feito só foi alcançado duas vezes: com o Estudiantes (1968, 1969, 1970) e Independiente (1972, 1973, 1974).