Uma decisão da NFL, a Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos, vem causando movimentação de bilhões de dólares. A principal causa dessa imensa mobilização financeira é a 58ª edição do Super Bowl, que ocorrerá neste domingo (11), em Las Vegas.
Há anos, o Super Bowl detém o recordista de espaços comerciais mais caros da televisão mundial. Em 2024, essa tendência mantém-se. Anunciantes interessados em uma propaganda de trinta segundos durante os intervalos da partida entre San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs tiveram que dispor de nada menos que US$ 7 milhões, quase R$ 35 milhões. E para anúncios mais extensos, os valores ascendem ainda mais.
A explicação para esse alto custo está na magnitude da audiência local. Em 2023, o Super Bowl contou com a sintonia de 115 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos, um marco na história desse evento esportivo. Naquele ano, a Fox, encarregada pela transmissão da partida decisiva, arrecadou mais de US$ 600 milhões, o que equivale a cerca de R$ 3 bilhões, apenas com receitas publicitárias vinculadas ao jogo.
Quem anunciou no Super Bowl 2024?
Apesar dos preços exorbitantes, várias empresas não hesitaram em investir. Entre elas, marcas bem conhecidas do público brasileiro, como Hellmann’s, PepsiCo, Booking.com, Doritos, Kia, M&M, Uber e Google.
No total, mais de 70 empresas aproveitaram a ocasião para anunciarem durante o último jogo do campeonato. Em solo americano, as emissoras responsáveis pela exibição do Super Bowl deste ano foram a CBS e a Paramount.