De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o Aston Villa acionou a clausula de compra do meia Philippe Coutinho, do Barcelona. Dessa forma, o atleta deixa o clube espanhol em definitivo.
O time inglês desembolsou 20 milhões de euros, metade do valor que estava previsto no acordo de empréstimo entre as duas equipes. A quantia representa um prejuízo financeiro enorme para o Barça que, na temporada 2017/2018, havia pagado 135 milhões de euros ao Liverpool pelo brasileiro.
Apesar disso, a saída do jogador, neste momento, representa um grande alivio para a folha salarial do clube, uma vez que Coutinho recebia um dos maiores ordenados de todo o elenco.
Por fim, quem também agradece essa venda é o Vasco, time formador do atleta. O Cruzmaltino deve receber 500 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões na cotação atual) em razão ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
Philippe Coutinho custou uma fortuna, mas não empolgou no Barcelona
O meia de 29 anos começou sua carreira no Gigante da Colina, e partiu para o futebol europeu após duas temporadas atuando como profissional. No Velho Continente, jogou na Inter de Milão e no Espanyol, antes de chegar ao Liverpool, onde viveu o seu melhor momento.
Após seis temporadas e meia pelos Reds foi contratado por valor recorde pelo Barcelona. No entanto, a sua passagem pelo Camp Nou foi muito aquém do esperado e o jogador acabou passando por um empréstimo ao Bayern de Munique, que decidiu não continuar com o atleta após o término de seu contrato.
Em 2020/21 teve mais uma oportunidade com a camisa do Barça, mas não conseguiu empolgar, sendo assim, e acabou emprestado ao Aston Villa na janela de janeiro. Pelo time inglês, foram 16 jogos disputados e quatro gols marcados até o momento, de acordo com números do site oGol.