A Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023 está chegando, e o Brasil pode contar com um reforço de peso, Marta, a rainha do futebol. A melhor jogadora de todos os tempos, recentemente se recuperou de uma grave lesão no joelho que a afastou dos gramados por quase um ano. A lesão a impediu de participar da Finalíssima contra a Inglaterra e do amistoso contra a Alemanha, em abril.
Marta é considerada a rainha do futebol, com seis títulos de melhor jogadora do mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018). A expectativa é que ela comande um elenco de jovens atletas promissoras que a veem como inspiração, assumindo o papel de líder dentro da seleção feminina. Além de claro, estender seu recorde de maior artilheira do Brasil (117 gols) e maior artilheira em Copas do Mundo, que é de atualmente 17 gols em cinco edições (a única a marcar em cinco Copas do Mundo).
A melhor do mundo no mundial
Inicialmente convocada por Pia Sundhage, Marta teve que ser cortada devido à lesão muscular na perna esquerda. Ela permaneceu nos Estados Unidos, onde atua pelo Orlando Pride, para realizar o tratamento adequado. Após alguns dias, a jogadora compartilhou em suas redes sociais que havia treinado sem sentir dor e que já se sentia 100% recuperada. Esses sinais indicam que a camisa 10 estará disponível para a convocação final da seleção brasileira para a Copa do Mundo.
Essa situação tem gerado preocupação na comissão técnica da seleção brasileira, bem como nos torcedores, que agora questionam se a camisa 10 de 37 anos estará pronta para disputar a Copa do Mundo feminina, que ocorrerá de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. O Brasil será um dos representantes da América do Sul, integrando o Grupo F ao lado de França, Jamaica e Panamá.