Quantas vezes Ayrton Senna foi campeão do mundo?

Nascido em 21 de março de 1960, em São Paulo, Ayrton Senna da Silva foi um dos maiores ídolos do automobilismo brasileiro e um dos pilotos mais icônicos da história da Fórmula 1.

Senna foi três vezes campeão mundial (1988, 1990 e 1991), quando corria pela McLaren. Coincidência ou não, seus três títulos na F1 foram conquistados no Japão, no circuito de Suzuka.

Senna era conhecido pelo seu estilo arrojado de direção e ultrapassagens, que o fez conquistar o respeito da torcida brasileira e de todo o mundo. Apesar disso, no ponto alto de sua carreira, o piloto teve sua vida interrompida em um acidente trágico que chocou o mundo.

No dia 1 de maio de 1994, Senna sofreu um acidente fatal. Quando realizava a sétima volta do GP de San Marino, na Itália, seu carro bateu a 300 km/h contra o muro de proteção, na curva Tamburello. A morte de Senna foi sentida por todo o mundo e fez a F1 repensar uma série de regras e protocolos de segurança.

Trajetória de Senna no automobilismo

Ayrton Senna iniciou sua carreira no automobilismo ainda criança. Aos 4 anos de idade, já demonstrava habilidade com o kart e aos 13 anos, já disputava corridas oficiais.

Em 1981, foi para a Europa, onde venceu o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600, conquistando uma marca de 12 vitórias em 20 corridas disputadas.

Em 1984, Senna estreou na F1, pela equipe Toleman. Na segunda competição conquistou seu primeiro ponto na competição. Ao final da temporada, o brasileiro havia subido ao pódio três vezes.

Três vezes campeão mundial (1988, 1990 e 1991), Senna disputou 161 GPS, fez 65 pole positions e conquistou 41 vitórias durante sua carreira automobilística.