Em despedida importante ao esporte nacional, os jogos Pan-Americanos de Santiago se encerraram no último domingo (5). Em mais uma oportunidade, o domínio do ranking de premiações ficou para os Estados Unidos, que completou 124 ouros e 286 medalhas no total. No entanto, para o Brasil, o destaque foi evidente, garantindo um recorde impressionante em sua história.
A delegação brasileira se despediu dos jogos Pan-Americanos contando com 205 medalhas conquistadas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. No quadro de medalhas, o Brasil alcançou a segunda posição, exatamente atrás dos Estados Unidos. A campanha da delegação brasileira conseguiu superar sua atuação de 2019 nos ouros, nas pratas e nas premiações gerais.
Como comparação, em Lima, os brasileiros conquistaram 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes, garantindo 169 pódios. No entanto, no Chile, o Brasil completou a passagem contando com 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, alcançando um total de 205 medalhas, atraindo olhares para grande nomes do esporte nacional. No domingo (5), no último dia, a equipe não passou em branco.
Jogos Pan-Americanos serão realizados em 2027
O Brasil garantiu mais duas medalhas de ouro para encerrar a passagem da melhor maneira possível, uma no karatê, com Bárbara Hellen e outra no tênis de mesa por equipes. No entanto, não parou por aí, garantindo duas pratas no tiro com arco e um bronze no ciclismo BMX. Pensando na importante atuação no Pan, a delegação brasileira garantiu importantes vagas olímpicas para Paris de 2024.
As vagas garantidas estão ligadas ao handebol feminino, boxe, natação e outros esportes. A cerimônia de encerramento dos jogos Pan-Americanos aconteceu no domingo (05), às 20h (horário de Brasília). Já pensando na próximo competição de 2027, o torneio será realizado em Barranquila, na Colômbia, entre os dias 22 de outubro e 7 de novembro.