Na tarde desta terça-feira, dia 27 de fevereiro de 2024, o Santos F.C anunciou ao mundo do futebol a mais nova aquisição para o seu quadro de atletas. Trata-se do goleiro Gabriel Brazão, ex-jogador do Inter de Milão, que assinou contrato até o término do ano de 2026. Do total dos direitos do atleta, o Santos adquiriu uma fração de 60%.
A negociação entre Santos e Brazão já estava acertada desde o fim do mês de janeiro. No entanto, o clube da Vila Belmiro passou a enfrentar um obstáculo imposta pela Fifa, que aplicou uma punição de “transfer ban”, devido uma pendência com o técnico Fabián Bustos. A consequência direta desta sanção era a impossibilidade do clube em registrar a contratação de novos jogadores.
Porém, na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a entidade máxima do futebol concedeu a liberação para o Santos após a resolução da situação com o treinador, que havia sido concretizada na sexta-feira anterior, dia 23. Com isso, foi possível oficializar a contratação do goleiro Gabriel Brazão.
Um Breve Retrato da Carreira de Gabriel Brazão
O goleiro iniciou a sua trajetória no futebol na categoria de base do Cruzeiro. Com apenas 18 anos de idade, foi transferido para o clube Parma, antes de fazer parte do time da Inter de Milão. Entretanto, teve sucessivos empréstimos a outros clubes menores, como o próprio Parma, SPAL e Ternana, além de times espanhóis como Real Oviedo e Albacete. Brazão também fez um breve retorno ao Cruzeiro.
Outro ponto importante na carreira do atleta são as suas passagens pelas categorias de base da seleção brasileira e a convocação para a equipe principal pelo técnico Tite. Apesar dessa bagagem, o novo reforço do Santos possui apenas 11 partidas como jogador profissional e não atua em campo desde fevereiro de 2023. Com essa contratação, o Santos demonstra que continua investindo em talentos do futebol e que está pronto para fazer um 2024 cheio de conquistas.