A briga contra o rebaixamento vem sendo incessante entre gigantes do futebol brasileiro como o Bahia, Santos, Vasco, Coritiba e alguns que estão com uma pontução perigosa na tabela, como Goiás e Internacional. Esses clubes já fazem as contas sobre uma possível pontuação para escapar do rebaixamento e a menor da história foi 39 pontos, em 2019, quando o Ceará escapou do Z4.
A menor pontuação de corte da zona de rebaixamento foi em 2019, quando o Cruzeiro caiu com 36 pontos, por isso, o Ceará precisaria apenas de 27 pontos para escapar da queda e acabou fazendo os 39 pontos citados. O recorte é feito desde 2006, quando o Brasileirão começou a ser disputado por 20 equipes na modalidade pontos corridos.
Hoje a primeira equipe dentro e fora do Z4 possuem a mesma pontuação e o mesmo número de jogos, Santos e Bahia, respectivamente. As equipes possuem 21 pontos conquistados em 20 partidas e além deles, o Vasco conta com 16 pontos em 19 jogos, apresentando franca evolução nas últimas rodadas e deve brigar contra o Z4 até o fim do campeonato.
Goiás e Internacional seguem de olho nessa disputa pela parte debaixo da tabela, já que caso não deem resposta imediata nas próximas rodadas, a tendência é de ser alcançados pelos clubes mais embaixo e se complicarem no torenio. O Goiás por exemplo é um dos times que mais caiu na história, vivendo um verdadeiro “ioio” entre Série A e B.
O Internacional ao contrário, só caiu uma vez, em 2016, mas a situação não é nada boa nesta temporada, já que o grupo não tem muitas opções e o clube gaúcho ainda disputa a LIbertadores da América e pode se sagrar campeão do torneio nesta temporada e com isso, as fichas são apostadas inteiramente na competição continental.