Pela terceira Copa do Mundo consecutiva, Neymar é a maior estrela da seleção brasileira, que segue em busca do hexacampeonato mundial. Astro e camisa 10 do Brasil, o craque do PSG, da França, pode estar disputando seu último mundial, como ele mesmo afirmou recentemente em entrevista. Mais maduro e experiente, será que Neymar é capaz de comandar a seleção na busca pelo título. Afinal de contas, qual o retrospecto de Neymar em Copas do Mundo?
“Acho que é minha última Copa do Mundo (Catar 2022). Eu encaro como a minha última porque não sei se terei mais condições, de cabeça, de aguentar mais futebol. Então vou fazer de tudo para chegar muito bem, fazer de tudo para ganhar com meu país. Para realizar o meu sonho desde pequeno e espero poder conseguir”
Como dito acima, Neymar foi convocado – e titular – nas últimas duas Copas do Mundo. No mundial de 2014, disputado no Brasil, sofreu uma grave lesão da coluna na partida contra a Colômbia, pelas quartas de final, e acabou ficando de fora da fatídica semifinal do 7 a 1 diante da Alemanha e da disputa do terceiro lugar, no qual o Brasil foi derrotado pela Holanda por 3 a 0. Em 2018, na Rússia, atuou em todos os jogos, caindo com a equipe comandada por Tite nas quartas de final para a Bélgica.
Os números de Neymar com a amarelinha em Copas do Mundo
Em Copas do Mundo, Neymar soma dez jogos com a amarelinha porque só jogou com o Brasil até as quartas de finais. Em 2014 saiu devido à lesão na coluna e em 2018 foi eliminado na mesma fase. A Copa do Mundo e Copa América são os únicos troféus disputados com a seleção brasileira que Neymar ainda não conquistou.
O craque já soma mais de 10 mil minutos em campo pelo Brasil, com 75 gols marcados, apenas dois a menos que o Rei Pelé, recordista no quesito. Se mantiver a média de três gols por Copa do Mundo que possui, o camisa 10 vai ultrapassar o “Maior Atleta do Século” no mundial do Catar.