A Seleção Brasileira encerrou sua participação na Copa do Mundo Feminina de 2023 sequer sendo classificada para a fase final da competição, ficando atrás da Jamaica e da França. Sem muita tradição no feminino, o Brasil nunca foi campeão mundial, tendo apenas um vice-campeonato em 2007, sua melhor campanha na história.
Em 2007, com Marta em seu auge técnico e físico, a seleção era tida como a favorita para vencer o torneio, mas parou na Alemanha que venceu por 2 a 0 a grande final da comeptição. Além do vice, O Brasil foi por uma vez terceira colocada da competição, em 1999, vencendo a disputa pelo 3º lugar da Noruega nos pênaltis.
Campanha do Brasil em 2023
A campanha deste ano foi completamente desastrosa, terminando em terceiro lugar na competição, fato que não acontecia desde 1995, quando o time foi lanterna do grupo que tinha Alemanha, Suécia e Japão. No entanto, naquela época o Brasil tinha pouca expressão no futebol feminino, já na última edição teve apoio e todo o suporte necessário, mas protagonizou um dos maiores vexames da história.
Além de 2023 e 1995, o Brasil também já caiu na fase de grupos em 1991, na primeira edição da Copa do Mundo, quando apenas 12 seleções participavam. No final, a Canarinha ficou em 9 lugar na colocação geral.
O Brasil ainda teve outros sustos na fase de grupo, como em 2019 por exemplo, que quase não avançou para o mata mata, ficando em terceiro lugar, mas por conta de ser a melhor campanha entre os terceiros avançou. O grupo tinha Itália, Austrália e Jamaica.