Na noite da última quinta-feira (21), uma triste notícia surpreendeu os torcedores do esporte nacional, com o falecimento da ex-jogadora Walewska Moreira de Oliveira, campeã olímpica com a seleção de vôlei, nos Jogos de Pequim, ainda em 2008. A atleta que caminhava em aposentadoria desde o final da temporada de 2021/2022, caiu do 17º andar de um prédio em São Paulo.
Walewska marcou seu nome de maneira extremamente positiva no esporte nacional, sendo peça importante no primeiro título olímpico feminino do vôlei. A campanha se formou de maneira impecável, quando as jogadoras conquistaram oito vitórias nos oito jogos da competição, vencendo a Seleção dos Estados Unidos na decisão, por 3 a 1 em Pequim, na China.
O elenco dono do ouro contava com nomes históricos, como: Walewska, Sheilla, Jaqueline, Fabiana, Thaísa, Valesquinha, Carol Albuquerque, Sassá, Mari, Paula, Fabi e Fofão. A última citada na lista, alcançou sua quinta Olimpíada na de Pequim, e já acumulava dois bronzes e dois quartos lugares na carreira. Assim que completou o sonhado título, se despediu da seleção.
Walewska deixa marca inesquecível no vôlei do Brasil
Em relação às Olimpíadas, Walewska ainda garantiu o bronze em Sidney-2000 e completou a de Atenas-2004 na quarta posição. Ao longo de sua carreira, ainda defendeu clubes como: Minas, Osasco e Praia Clube, onde se aposentou. A causa do seu falecimento ainda está sendo investigado pela polícia, no entanto, o boletim aponta a forte suspeita de suicídio.
Além disso, o documento cita que a administradora do apartamento relatou, que Walewska teria caído do 17° andar, que representa uma área de lazer do prédio. A ajuda ainda chegou para tentar reanimar a atleta, no entanto, foi constatado o óbito já no momento. O local onde a jogadora teria se jogado, possui câmeras no corredor e o acesso é liberado apenas para moradores.