O Santos enfrenta um momento crítico em 2023. As chances remotas do time chegar à principal competição do futebol brasileiro no próximo ano preocupam a torcida. Uma boa posição no Campeonato Paulista ou ida a próxima Libertadores eram as principais entradas para a Copa do Brasil 2024, no entanto, após a eliminação precoce no estadual, resta apenas a classificação pela Libertadores.
Um levantamento feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) colocou a probabilidade do Santos garantir uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano em escassos 0,55%. Reconhecido mundialmente pelo seu histórico rico em títulos, vive um período de incertezas com respeito à sua participação na próxima Copa do Brasil.
A classificação via Brasileirão é pouco provável, de acordo com o estudo realizado pela UFMG, visto que o time alvinegro não conseguiu conseguir uma vaga através do estadual Paulista.
Vai ganhar no tapetão
Em uma sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do Peixe, o presidente Andres Rueda lançou uma possibilidade que poderia salvar o Santos do seu dilema. Segundo ele, existe uma chance de o clube ser convidado a participar da competição. No entanto, ele foi criticado porque, atualmente, não há previsão de vaga por convite no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Diante desse cenário nada animador para o clube santista, as chances de participação na Copa do Brasil do próximo ano são extremamente baixas. A não classificação no Paulistão e a incerteza do convite de participação na competição deixaram o time em uma situação delicada para o ano de 2024.
Os próximos passos do Santos nessa jornada rumo à Copa do Brasil 2024 ainda são incertos. Seja lá qual for o desfecho dessa história, uma coisa é certa: o Alvinegro Praiano tem um desafio grandioso pela frente.