San Marino é uma seleção de futebol masculino que representa um enclave italiano, um país situado dentro de outro. Essa seleção conquistou o título de pior equipe nacional de futebol do mundo. De acordo com a FIFA, a equipe ocupa a 210ª posição no ranking da entidade, com apenas 759,12 pontos, o que a coloca como a última colocada nessa classificação.
Desde 1988, San Marino é membro oficial da FIFA e da UEFA, tendo disputado 174 partidas oficiais. Até o ano de 2020, o time havia empatado seis jogos e conquistado apenas uma vitória. A única vitória da equipe ocorreu em um amistoso contra Liechtenstein, em 2004, com um placar de 1 a 0. Após essa conquista, a seleção enfrentou uma sequência de dez anos de derrotas consecutivas.
Não faziam nem gols
Talvez o período mais difícil da pior seleção do mundo tenha sido entre 2008 e 2012, quando a equipe passou por vinte partidas seguidas sem marcar um único gol contra seus adversários. Quanto à questão de ser um time profissional, a seleção de San Marino não é considerada completamente profissional. Na verdade, a equipe é classificada como “semiprofissional”.
Representando um país com pouca tradição esportiva, nem todos os jogadores conseguem obter sucesso internacional. O último jogador que se destacou no cenário europeu foi Mirco Gennari, que disputou 48 jogos entre 1992 e 2003.
Além dele, nomes como Massimo Bonini, ex-jogador da Juventus, Andy Selva – maior artilheiro da equipe, com 8 gols – e o goleiro Aldo Junior Simoncini também deixaram sua marca na história de San Marino. Após sofrer uma derrota por 6 a 0 para a Finlândia durante as eliminatórias da Euro 2024,, San Marino atingiu a marca de 131 partidas consecutivas sem conseguir uma vitória.