Qual clube da série A é o mais indisciplinado na temporada 2023?

Torcedores e jornalistas adoram estatísticas relacionadas às competições, clubes e jogadores. No entanto, é mais comum todos darem mais atenção a dados como artilharia, ataques mais eficientes e defesas menos vazadas, por exemplo. Mas você já parou pra pensar qual seria o clube da Série A do Campeonato Brasileiro mais indisciplinado – que fez mais faltas e recebeu mais cartões – na temporada 2023?

Nesse quesito, o Flamengo é, disparado, o time da Série A mais punido com cartões nesta temporada: 65 ao todo, uma média de quase quatro por jogo. O que, consequentemente, acarreta em suspensões e atrapalha a escalação do time de Vítor Pereira. Goiás e Bahia são quem mais se aproximam da marca rubro-negra, com 57 e 54 cartões, respectivamente.

Em 18 partidas no ano, o Flamengo levou 62 amarelos e três vermelhos. É o time mais amarelado da elite. Dos 62 amarelos, foram 58 para jogadores, três para a comissão do técnico Vítor Pereira e um para o treinador português.

Quais clubes da Série A têm mais cartões vermelhos em 2023?

Entre os times com mais expulsos, a liderança é do Coritiba. São seis vermelhos em 15 jogos na temporada. É bem verdade que o Atletiba, da 7ª rodada do Paranaense, contribuiu para a conta. Foram nove expulsos naquele jogo: cinco do Athletico-PR e quatro do Coritiba. Inclusive, o Furacão é o 2º time com mais vermelhos em 2023 somente por conta deste duelo. Botafogo, Bragantino e Fluminense fazem companhia ao Athletico na 2ª colocação.

Na outra ponta, o trio Atlético-MG, Corinthians e Internacional são os únicos times sem expulsos na temporada até o momento. O Timão é ainda o clube mais disciplinado, com apenas 23 amarelos. São Paulo (24), Cuiabá (27), Cruzeiro (27) e América-MG (28) vêm na sequência. Todos com menos de 30 cartões.

Além de ser o time com mais expulsos em 2023, o Coritiba tem a comissão técnica mais punida pela arbitragem: 11 cartões, sendo seis para António Oliveira e outros cinco para membros da sua comissão. Outro alviverde na cola do Coxa é o Palmeiras: oito advertências.

Foram cinco cartões para Abel Ferreira (quatro amarelos e um vermelho) e outros três para sua comissão – todos vermelhos. O auxiliar João Martins soma duas expulsões e o treinador de goleiros Vitor Castanheiras levou um vermelho uma vez. Desde a chegada do treinador no Palmeiras, Abel e sua comissão já foram punidos em 73 oportunidades: 52 amarelos e 21 vermelhos.