Qual a função do goleiro no futsal?

Assim como no futebol de campo e em outras variações, o goleiro tem a função de proteger o gol contra as finalizações do adversário, sendo a última barreira da defesa. Além disso, o goleiro é o único jogador que possui o privilégio de utilizar as mãos para praticar defesas.

No futsal, o goleiro tem funções mais importantes e estratégicas que no futebol, principalmente pelo número menor de jogadores (cinco jogadores contra onze no futebol de campo). Sendo assim, o goleiro não se restringe a praticar defesas, sendo uma peça fundamental também para o ataque de uma equipe.

O goleiro também organiza o ataque

Um bom goleiro também deve ter habilidade para jogar com os pés, principalmente na troca de passes nos lançamentos de bola para os colegas de time.

Além disso, o goleiro tem uma função tática muito importante: por ser o único jogador a ficar o tempo todo de frente ao gol adversário, o atleta tem uma ótima visão de jogo. Portanto, ele também é o responsável por coordenar e auxiliar nas táticas dos quatro jogadores de linha.

O goleiro também pode jogar na linha, o chamado “goleiro-linha”. Ele pode ser um goleiro de ofício ou ser um jogador que substituiu o goleiro titular (sim, no futsal isso é permitido). As táticas de goleiro-linha são mais utilizadas quando o time está em desvantagem e o jogador é mais um para compor o ataque.

Porém, quando o time utiliza-se desta estratégia, é necessário tomar muito cuidado para não sofrer um contra-ataque, pois durante esta tática, o gol está vazio e se torna bem difícil recompor a defesa após perder a posse de bola. Além disso, o goleiro não pode ficar com a bola por mais de quatro segundos. Portanto, os passes com os cinco jogadores na linha devem ser rápidos.