A Copa do Brasil de 2023 recém começou e as equipes que estão na Copa Libertadores da América sequer iniciaram sua participação. Apesar disso, com a mudança na regra da competição, já há clubes que podem ficar de fora da edição do ano que vem.
São os casos de Botafogo, Corinthians, Santos, São Paulo e Vitória, times que na teoria, teriam vaga automática pelo ranking da CBF, independente de sua posição no campeonato estadual. Como a entidade tirou as vagas via ranking, as equipes agora precisam ir bem seus campeonatos locais para garantirem a vaga na Copa do Brasil.
O Corinthians, que foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista nos pênaltis após empatar com o Ituano, não tem como conseguir a vaga via estadual. Por outro lado, existem quatro possibilidades sem depender de ninguém para chegar a Copa do Brasil de 2024, são elas: vencer a Copa Paulista, terminar o Brasileirão na zona de classificação à Libertadores, vencer a própria Libertadores ou vencer a Copa do Brasil de 2023.
O caso é praticamente igual para Santos e São Paulo. A dupla San-São, no entanto, tem menos vias de acessos para o torneio, uma vez que não disputam a competição continental nesta temporada.
No Rio de Janeiro, o Botafogo não conseguiu se classificar para as semifinais do Cariocão e agora terá de vencer a Taça Rio (torneio para o 5º ao 9º lugar no estadual) para conquistar a vaga sem depender de nenhuma outra equipe.
Por fim, o Vitória é quem vive a situação mais dramática. O clube foi eliminado na primeira fase do estadual, como também na Copa do Nordeste e para disputar a Copa do Brasil em 2024 terá que ser campeão da Série B.
A situação é difícil até se falarmos na questão da herança de vagas, que deve beneficiar Corinthians, São Paulo e Santos, mas não o Vitória, que terminou em 6º lugar e o estado da Bahia só possuí um representante na Série A e três vagas para a Copa do Brasil. Ou seja, mesmo se o Bahia se classificar para a Libertadores, quem herda a vaga na Copa do Brasil é o 4º colocado do estadual.
Por fim, existe a possibilidade da Federação Baiana de Futebol (FBF) organizar uma copa estadual com o objetivo de alocar uma das vagas para a Copa do Brasil ao seu campeão. A discussão, no entanto, ainda se encontra em uma fase inicial.