Com a aproximação do verão e a recente declaração de Kylian Mbappé de que não pretende renovar seu contrato com o Paris Saint-Germain (PSG) após 2024, muitos questionamentos surgem sobre o futuro do jogador e do clube francês. Apesar disso, Mbappé parece comprometido em permanecer no PSG até o final do contrato, mesmo que o clube prefira vendê-lo antes para evitar perdê-lo de graça. Além disso, o atacante francês possui desafios interessantes a cumprir na próxima temporada.
Dentre os seus principais objetivos, está a conquista da Liga dos Campeões da UEFA. Após várias tentativas frustradas, o PSG precisa aumentar sua competitividade no torneio e, embora não seja possível exigir que o clube vença a competição, é preciso ser um candidato forte. Por isso, o PSG conta com Mbappé para alcançar esse objetivo e trabalha na reconstrução adequada da equipe.
Domínio da Ligue 1 e as perspectivas do PSG com Mbappé
Comparado a outras ligas europeias, o PSG possui a obrigação de dominar a Ligue 1. O time é superior aos demais e precisa marcar a diferença, algo que às vezes não acontece como no caso da chegada de Christophe Galtier ao comando técnico. Mbappé já conquistou seis títulos do campeonato francês com o PSG e tem o desafio de manter a hegemonia do clube frente a concorrentes como Olympique de Marselha ou Lens.
Em setembro, a Ligue 1 planeja renegociar os direitos comerciais para o período de 2024 a 2028, e a presença de Mbappé pode ser um fator determinante. Caso o jogador permaneça na França, os dirigentes acreditam que podem aumentar o valor atual de 624 milhões de euros para 1 bilhão. Entretanto, se o atacante deixar o PSG e jogadores como Messi e Sergio Ramos também saírem, será difícil alcançar essa meta.
Avanço de Mbappé no ranking de artilheiros da Ligue 1
A despeito de não ser um centroavante tradicional, o impacto ofensivo de Mbappé é tão extraordinário que sua contagem de gols por temporada é impressionante. O francês marcou 29 gols na última temporada, superando o excelente Lacazette, que balançou as redes 27 vezes. Com um total de 164 gols na Ligue 1, Mbappé está a 36 gols de atingir o exclusivo clube dos 200. Delio Onnis, atacante argentino que atuou nos anos 70 e 80, lidera o ranking com 299 gols.
Para consolidar sua grandeza, Mbappé sabe que precisa liderar o PSG ao sucesso mesmo sem a presença de outros jogadores de alto nível. Ainda assim, o jovem craque possui a maturidade necessária para assumir tamanha responsabilidade e elevar o potencial do time francês, independentemente do que aconteça com Neymar nos próximos meses. Com esses desafios pela frente, a permanência de Mbappé no PSG torna-se ainda mais crucial para o clube e a Ligue 1.