O Campeonato Brasileiro Série A 2023 mal começou, portanto, ainda não é possível fazer uma avaliação detalhada sobre o desempenho dos 20 clubes participantes. Porém, ampliando esse recorte para toda a temporada atual, já dá pra ter uma noção de quem está em alta e quem está em baixa. Nesse sentido, você saberia dizer qual a melhor defesa da elite nacional até o momento?
O Grêmio retornou para a Série A e manteve a boa fase em 2023. A defesa aparece como pilar da boa campanha da equipe gaúcha até o momento, com apenas 10 gols sofridos em 20 jogos. O Grêmio tem, ao lado de Fluminense e Athletico-PR, a melhor defesa entre os clubes do Brasileirão na temporada.
O Tricolor e o Furacão têm números defensivos parecidos. Ambos têm 20 jogos no ano e o mesmo número de gols sofridos. Média de 0,5 gol por jogo, ou um gol a cada duas partidas. O Flu também foi vazado apenas 10 vezes neste ano, mas em 18 jogos, com média de 0,56.
As três equipes têm as melhores defesas em 2023 entre os clubes do Campeonato Brasileiro. Até o momento, a semelhança entre os times são os títulos estaduais que venceram e o fato de terem estreado no Brasileirão com vitória e sem levar gol.
Aliás, a vitória do Grêmio sobre o Santos, na estreia no Brasileirão, foi o 12º jogo sem ser vazado no ano do time de Renato Potaluppi. Em apenas oito sofreu gols. A defesa tricolor vazou mais de uma vez apenas na vitória por 3 a 2 em cima do Juventude, no Gauchão.
“Treino sempre a parte tática, defensiva, ofensiva, a maneira que eu quero que se comportem. Não só o time que vem jogando. No vídeo, mostro o erro e mostro para os outros jogadores também. Sempre que dá, treinamos parte tática no campo, quando não dá, mostro no vídeo. Quando eles entram, sabem o que precisam fazer”, explicou Renato ao ser questionado sobre a eficiência defensiva.
Ranking de melhores defesas da Série A na temporada
Fluminense, Grêmio e Athletico – 10 gols sofridos
São Paulo – 12 gols sofridos
Cuiabá, Vasco e Internacional – 13 gols sofridos
Corinthians e Cruzeiro – 14 gols sofridos
Botafogo e Atlético-MG – 15 gols sofridos
Palmeiras – 16 gols sofridos
Bragantino e Coritiba- 17 gols sofridos
América-MG, Santos e Goiás – 18 gols sofridos
Fortaleza – 21 gols sofridos
Flamengo – 22 gols sofridos
Bahia – 31 gols sofridos