Apesar de ser disputada desde 1930, a Copa do Mundo só começou a contar com um mascote a partir da edição de 1966, na Inglaterra.
Hoje, faltando pouco menos de 100 dias para o inicio da competição, que ocorre entre novembro e dezembro, no Catar, vamos relembrar os mascotes que marcaram o torneio.
Confira todos os mascotes da Copa do Mundo
- Willie – Inglaterra (1966) – O leão é um símbolo da região e por isso foi escolhido para ser o mascote daquela edição.
- Juanito – México (1970) – Juanito era um menino, de aspecto mexicano, que usava roupas com as cores da bandeira do país.
- Tip Tap – Alemanha (1974) – Tratava-se de dois meninos que juntos representavam a reunificação da Alemanha.
- Gauchito – Argentina (1978) – Usava roupas com as cores da Argentina e usava um chapéu e um lenço que remetem ao termo “gaúcho”, que se refere ao homem no campo.
- Naranjito – Espanha (1982) – A laranja, fruta popular na Espanha foi escolhida como mascote da Copa do Mundo daquele ano.
- Pique – México (1986) – Uma pimenta com um sombreiro foi o mascote oficial da Copa de 86.
- Ciao – Itália (1990) – Um jogador com as cores da Itália desenhado a partir de cubos foi o mascote daquele Mundial.
- Striker – EUA (1994) – Um cachorro foi escolhido como mascote por ser o animal mais comum dos Estados Unidos.
- Footix – França (1998) – Na Copa da França, em 1998, o mascote foi uma mistura de um galo, considerado símbolo do país, com o personagem de quadrinho Asterix.
- Ato, Kaz e Nik – Coréia do Sul e Japão (2002) – O trio alienígena foi escolhido para representar a tecnologia dos países.
- Goleo VI – Alemanha (2006) – O nome vem de uma mistura de gol com leo, que resultou no Leão acompanhado de uma bola.
- Zakumi – Africa do Sul (2010) – Na primeira Copa do Mundo disputava em solo africano, o mascote foi um leopardo.
- Fuleco – Brasil (2014) – Para o Mundial sediado pelo Brasil, o mascote escolhido foi um tatu-bola, típico da nossa região.
- Zabivaka – Rússia (2018) – “Aquele que marca o gol”, era o que significa o nome do lobo que foi o mascote da última copa disputada.
- La’eeb – Catar (2022) – Por fim, o La’eeb busca ser um mascote que leva o futuro para todos, de acordo com a FIFA.