Quais foram as disputas de pênaltis mais longas do nosso futebol?

Há quem diga que disputa de pênaltis é “loteria”, ou seja, depende apenas do fator sorte. Outros insistem em dizer que não, é preciso treinar e se preparar para fazer bonito no momento derradeiro. O que ninguém discorda é que qualquer decisão por pênaltis deixa os torcedores com o coração na mão. E você saberia dizer quais foram as disputas de pênalti mais longas do nosso futebol? Confira abaixo!

O Salgueiro precisou superar 90 minutos no tempo normal, acréscimos e mais 34 cobranças de pênaltis para vencer o Náutico, nos Aflitos, e se classificar à semifinal do Pernambucano. A longa disputa na noite desta quarta-feira (05) puxa a fila das maiores do futebol brasileiro.

O Timbu teve três oportunidades para ganhar, mas perdeu todas. No final, Matheus Cocão desperdiçou a 17ª cobrança alvirrubra e classificou o Carcará para enfrentar o Retrô, sábado, pela semifinal do Campronato Pernambucano.

Veja abaixo outras disputas de pênalti com diversas cobranças

Não faz muito tempo que uma disputa de pênalti gerou emoção extra ao já dramático cenário. No ano passado, os fortes elencos de Atlético-MG e Flamengo decidiram a Supercopa do Brasil, na Arena Pantanal, com direito a 2 a 2 no tempo normal e 24 cobranças. No fim, deu Galo por 8 a 7.

Pela Copa do Brasil do ano passado, Bragantino e Goiás protagonizaram uma decisão histórica nas penalidades. O time esmeraldino venceu no tempo normal por 1 a 0 e depois na disputa de pênaltis por 9 a 8. Foram 26 cobranças no total, com o goleiro Tadeu, do time goiano, defendendo cinco – Cleiton, do Bragantino pegou quatro.

Outro duelo com muitos pênaltis envolveu Ponte Preta e Botafogo-SP, pela primeira fase do Troféu do Interior de 2021. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, foram cobradas 15 penalidades de cada lado, com vitória da Macaca por 14 a 13.

Outra edição do mesmo torneio teve disputa com a mesma quantidade de pênaltis. Em 2020, após 1 a 1 no tempo normal, as 30 penalidades contaram com nove cobranças perdidas, entre defesas dos goleiros e bolas para fora, e terminou em 11 a 10 para o Guarani contra o Ituano.

Na atual temporada, Criciúma e Avaí também chegaram à marca de 30 pênaltis batidos, após 0 a 0 no tempo normal pelas quartas do Campeonato Catarinense. O Tigre acabou levando a melhor por 14 a 13, passando para a semifinal – no próximo sábado já faz a segunda partida da decisão, contra o Brusque.