Há quem diga que os campeonatos estaduais estão falidos, que não atraem mais a atenção do torcedor e só servem para apertar ainda mais o calendário do futebol nacional. Mas, neste ano, pelo menos na prática, o que vimos foi algo diferente. Estádios cheios e torcidas empolgadas foram o que marcaram os primeiros meses do ano com a realização dos campeonatos estaduais.
Pra você ter uma ideia, embora não tenha sido campeão do Campeonato Carioca este ano, o Flamengo liderou o ranking de público dos Estaduais Brasil afora. O Rubro-Negro colocou uma média superior a 47 mil pagantes por jogo nos estádios da competição. Os dados dizem respeito a partidas em que a equipe foi mandante, e o relatório foi elaborado pela Pluri Consultoria, com para o LANCE!.
O vice-campeão carioca foi o único a levar mais de 300 mil pagantes ao todo. Foram 376.582 pessoas, exatamente, nos oito jogos do Flamengo como mandante no Campeonato Carioca. Logo atrás na lista estão Corinthians e São Paulo, com 41 mil e 40 mil pagantes, respectivamente, no Campeonato Paulista.
O campeão estadual melhor ranqueado é o Palmeiras, que disputou nove partidas como mandante e colocou mais de 38 mil pagantes nos locais das partidas, em média. Grêmio, Fluminense, Bahia e Atlético-MG são os outros vencedores de seus estados que estão nas melhores colocações.
O Grêmio é o time mais bem rankeado fora do eixo Rio-São Paulo. O Imortal aparece com a quinta melhor média de público dos estaduais, com média de 31 mil torcedores nos sete jogos que fez como mandante no Gauchão.
Já o Bahia é a equipe fora do eixo Sul-Sudeste que aparece melhor no ranking. O Tricolor Baiano é o sétimo colocado, com média de 29 mil torcedores em cada um dos seis jogos que fez como mandante no Campeonato Baiano.