Pretinha, a jogadora lendária do Brasil

Tanto na categoria masculina quanto feminina, o Brasil sempre foi um celeiro de grandes craques no futebol. Dentre os jogadores mais talentos, está Delma Gonçalves, mais conhecida como Pretinha, que atuou com a camisa da seleção na década de 90.

Hoje, vamos conhecer a carreira da atacante que marcou época no Vasco da Gama e em clubes dos Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul.

Segundo o site “O Curioso do Futebol”, após se destacar na Liga Desportiva de Nova Iguaçu, a jogadora foi convocada para a Copa do Mundo de 1991, que foi disputada na China. Além disso, também esteve presente nas edições de 1995, na Suécia; em 1999, nos EUA; e em 2003, também realizada em solo americano.

Pretinha também participou de quatro edições dos Jogos Olímpicos: Em Atlanta, 1996; Sidney, 2000; Atenas, 2004; e Pequim, 2008. Nas duas últimas edições, garantiu a medalha de prata para o Brasil.

Ao total, pela seleção brasileira, a atacante marcou 19 vezes em 36 partidas. Os números são do site oGol.

Por clubes, Delma passou grande parte de sua carreira no Vasco da Gama, atuando também como jogadora de futsal. Em 2001, foi para o exterior, onde defendeu Washington Freedom e San Jose CyberRays, dos Estados Unidos.

Por fim, em 2005, passou pelo Kobe Lionessa, do Japão, onde ficou até 2009, quando se transferiu para o Incheon Daekyo, da Coréia do Sul. Foi nesta equipe que Pretinha encerrou sua carreira em 2014, aos 39 anos, enquanto ainda era parte do elenco da seleção de forma permanente.