Presidente que beijou jogadora decide tomar decisão drástica

O presidente da Federação Espanhol de Futebol, Luis Rubiales, decidiu renunciar ao cargo. Ele vai oficializar sua saída na sexta-feira (25), durante assembleia em Madri.

A decisão veio após a repercussão da sua atitude durante a cerimônia de entrega das medalhas de campeão da Copa do Mundo Feminina para a seleção espanhola. Ele beijou a atacante Jenni Hermoso sem o consentimento dela.

Presidente da federação renúncia

Rubiales já comunicou a pessoas próximas de que vai deixar o cargo. Ele convocou uma assembleia extraordinária com os 140 membros para oficializar o comunicado.

Alguns membros já disseram que não vão comparecer, como são os casos dos presidentes da Federação Basca de Futebol e do Amorebieta, clube da segunda divisão da Espanha. Eles alegam que o encontro  “não inclui o único ponto que justificaria a sua realização: a saída do presidente Luis Rubiales”.

A isenção inicial de Rubiales era convocar a assembleia para conseguir apoio a fim de permanecer no cargo. Porém, sua situação na federação ficou insustentável nas últimas semanas.

A atacante Jenni Hermoso, por meio do sindicato FUTPRO, comentou sobre o assunto. “Meu sindicato FUTPRO, em ação conjunta com minha agência TMJ, estão defendendo meus interesses e serão os interlocutores sobre esse assunto”.

O sindicato pediu que “a Federação Espanhola de Futebol que implemente os protocolos necessários, cuide dos direitos de nossas jogadoras e adote medidas exemplares”.

Além dos comunicados institucionais, torcedores da Espanha manifestaram seu apoio pela saída do mandatário. Durante o torneio Joan Gamper feminino, entre Barcelona e Juventus, a torcida estendeu uma faixa pedindo a saída de Rubiales.

“Rubiales dimissió” (“Fora, Rubiales”, em português)