Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, roubou a cena durante a entrega das medalhas para a seleção feminina após o título da Copa do Mundo. Ele foi duramente criticado por ter beijado a atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia.
Essa não é a primeira vez que Rubiales se envolve em polêmicas no futebol. O mandatário já esteve envolvido em esquema milionário com o ex-jogador Gerard Piqué.
Presidente da federação e Piqué
No ano passado, a imprensa espanhola vazou áudios entre Rubiales e Piqué sobre a organização da Supercopa da Espanha. O conteúdo dizia que o ex-zagueiro teria recebido 24 milhões de euros (R$ 128 milhões na cotação da época) para levar o torneio para a Arábia Saudita por meio de sua empresa.
Rubiales negou ter feito transações para a empresa de Piqué e o ex-jogador disse que as negociações aconteciam dentro da legalidade. O Ministério Público Anticorrupção da Espanha investiga o caso.
O presidente também foi acusado de receber verba da Federação para pagar o aluguel de sua residência, em Madri. O regulamento da cidade previa auxílio moradia para imóveis que o mandatário tivesse fora do país, mas após o episódio a cláusula sofreu alterações para comprovar o repasse do dinheiro.
Na última segunda-feira (21), Rubiales veio a público se desculpar por ter beijado Jenni Hermoso enquanto entregava as medalhas da Copa do Mundo. Ele admitiu que exagerou naquele momento.
“Tenho de pedir desculpa, não tenho alternativa. Além disso, tenho de aprender com isso e perceber que, quando represento uma instituição tão importante como a Federação, sobretudo em cerimônias, tenho de ter mais cuidado. Há uma declaração da minha parte, neste contexto, em que disse que isso parecia uma idiotice… Foi por isso mesmo, porque, aqui dentro, ninguém deu a mínima importância. Também quero pedir desculpa, porque admito que, de fora, se tenha visto de outra maneira”, declarou.